quinta-feira,
20 de março de 2025

Geral

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de Bronzeamento Artificial

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim, em cumprimento à determinação do Ministério Público do Espírito Santo, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça Cível, realizou nesta terça-feira (11), uma operação de fiscalização em estabelecimentos que promovem o bronzeamento artificial.

Durante a inspeção, a Vigilância Sanitária Municipal constatou irregularidades sanitárias, incluindo o uso de equipamentos de bronzeamento artificial, prática expressamente proibida pela Resolução RDC nº 56/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A norma proíbe essa atividade devido aos riscos severos à saúde, como o aumento do risco de câncer de pele, envelhecimento precoce e lesões dermatológicas.

A operação também foi fundamentada na Lei Estadual nº 12.327/2024, que regula o funcionamento de câmaras de bronzeamento artificial no Espírito Santo. Essa legislação estabelece critérios rigorosos para segurança e prevenção de riscos, com o objetivo de proteger a integridade dos usuários desses serviços. Diante das infrações detectadas, a Vigilância Sanitária lavrou autos de infração e aplicou as sanções cabíveis, conforme previsto na legislação vigente.

“Essa fiscalização reforça o nosso compromisso com a proteção e promoção da saúde pública, destacando que o cumprimento das normas sanitárias é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população” afirmou a secretária municipal de Saúde, Renata Fiório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público de Contas propõe representação contra 16 municípios por omissão na cobrança de taxa de resíduos da saúde

Geral

Prefeitura de Presidente Kennedy assina ordem de serviço para captura e transporte de animais de médio e grande porte

Geral

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar por falhas no serviço em Cachoeiro

Geral

Parlamentar faz indicação sobre remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Piúma

Geral

“A casa caiu”: GAECO realiza operação na Câmara de Vereadores de Rio Novo do Sul

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo

Geral

Wanderson Amorim é novo secretário de comunicação de Cachoeiro

Geral

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente irá a júri popular