terça-feira,
16 de abril de 2024

Projeto traz cinema gratuito a Venda Nova

As sessões serão realizadas segunda e terça-feira (dias 7 e 8 de abril) no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão)

O Cinemóvel – Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, que está passando pelo Espírito Santo, chega nesta segunda (7) ao município de Venda Nova do Imigrante (serviço abaixo). Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto vai levar cinema brasileiro a 33 cidades de três estados nos próximos seis meses. Em terras capixabas, as sessões ocorrem em nove municípios. Após as apresentações em Pedro Canário, Pinheiros, Ecoporanga, Colatina, João Neiva, Linhares e Venda Nova do Imigrante, o caminhão cinema segue sua jornada por Iúna e Guaçui.

Para Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação John Deere, o principal objetivo do projeto é levar atrações culturais de qualidade a públicos que normalmente têm dificuldade de acesso à cultura. “Em 2014, a Fundação John Deere completa dez anos no Brasil e nesse período participou de diversas ações voltadas às comunidades locais, como o Cinemóvel, que leva mais uma vez cultura e diversão a locais que não são atendidos por cinemas”.

As sessões ocorrem em uma sala escura especial, climatizada, com 30 poltronas, espaço para cadeirantes, sistema de som e telão de 120 polegadas, montada na carroceria de um caminhão que estaciona em praças, vizinhanças de escolas e outros espaços públicos. As crianças são maioria, mas a plateia do projeto também é composta por pessoas da terceira idade e atendidas pelas APAES dos municípios.

O motorista Luiz Back participou do projeto em anos anteriores, quando a atração percorreu estados das regiões Norte, Centro Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste. “Muitas vezes enfrentamos estradas esburacadas nos deslocamentos necessários para chegar a cidades de áreas mais afastadas. Mas dá grande satisfação oferecer essa opção de diversão em locais onde o cinema ainda é passatempo raro”. O produtor cultural Márcio Barcellos acompanha todas as sessões e concorda: “Em algumas sessões recebemos pessoas idosas que nunca tinham assistido a um filme na tela grande”.

A viagem do Cinemóvel foi viabilizada pelo patrocínio da Fundação John Deere. Esse é o quinto ano do projeto. Em 2013, o caminhão percorreu 32 cidades e atendeu um público de 10.138 pessoas. Na edição 2014, estão programadas 350 sessões, com 10.500 lugares ofertados.

A Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil que está em seu quinto ano de execução. Nesse período, o caminhão cinema visitou 312 cidades de todas as regiões do país, atendendo diretamente mais de 98 mil pessoas. A proponente do projeto é a Magma Cultura e a patrocinadora, a Fundação John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Sobre a Fundação John Deere

A Fundação John Deere, criada em 2004, é o braço social da John Deere no Brasil. Responsável por ações de Responsabilidade Social, tem como objetivo atender e melhorar o desenvolvimento social e econômico das comunidades, por meio de programas focados em Educação, Meio Ambiente e Melhoria das Comunidades. O objetivo do projeto é incentivar o acesso à cultura e ao entretenimento e, ao mesmo tempo, valorizar as produções brasileiras.

Sobre a John Deere

A Deere & Company (NYSE: DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes ligado à terra, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

Sobre o proponente

O Cinemóvel – Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere é um dos módulos do Projeto Gira Brasil e tem a produção da Magma Cultura, cujo diretor, Jefferson Bevilacqua, executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior.

Fonte: All Press Comunicação Estratégica.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *