terça-feira,
26 de maio de 2026

Política

Justiça acata pedido do Ministério Público e prorroga afastamento do prefeito de Piúma por mais 180 dias

Crédito na imagem: TV Gazeta Sul/Divulgação

 

Redação

 

A Justiça acatou pedido do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), feito pela Promotoria de Justiça de Piúma, e prorrogou o afastamento cautelar do prefeito daquele município, José Ricardo Pereira da Costa, por mais 180 dias. O MPES argumentou que, por conta do atual estágio da pandemia do novo coronavírus, a instrução processual não foi iniciada e o retorno do requerido à chefia do Poder Executivo municipal inviabilizaria a efetividade do processo. Isso porque o prefeito afastado poderia influenciar testemunhas e afetar a produção de prova documental.

 

O Ministério Público estadual argumentou ainda que não se pode ignorar a gravidade concreta dos fatos que são apurados na ação, bem como o fato de o requerido responder a várias ações de improbidade, algumas delas, inclusive, com sentenças condenatórias.

 

Em fevereiro de 2020, o MPES propôs uma Ação de Improbidade Administrativa em face do prefeito afastado, de José Marcondes Soares, de Marcelo Marcondes Soares, de Fernando David Layber Bassul, de Isaías Pacheco do Espírito Santo, de Cristiano Graça Couto e de Limpeza Urbana Serviços Ltda, em razão da suposta prática dos atos previstos nos artigos 9, 10 e 11 da Lei 8.429/92, que tratam de enriquecimento ilícito, lesão ao erário e atentado aos princípios da administração pública.

 

O prefeito foi investigado e afastado por conta da chamada “Operação Rubi”, que trouxe indícios da existência de uma organização criminosa constituída com o fim específico de lesar os cofres públicos em diversos municípios capixabas, entre eles Piúma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Entrevista exclusiva: Dinamismo administrativo do jovem Hugo Luiz Meneghel está transformando a realidade de Alfredo Chaves

Política

“Queremos que os hospitais assumam a gestão de unidades públicas de sistema 24 horas em Cachoeiro”, afirma Ferraço

Política

Alcolumbre nega pedidos de leitura de requerimentos para criação de CPI do Banco Master

Política

Ministério Público obtém condenação de réu a pena de 32 anos pelo assassinato de músico em Vitória

Política

Tribunal de Contas apresenta demandas prioritárias a prefeitos, entre eles, de Marechal e Venda Nova para fortalecer a gestão municipal

Política

Ricardo Ferraço entrega novas ambulâncias para fortalecer a saúde de Alfredo Chaves e Marechal Floriano

Política

Pesquisa da Quaest confirma Ricardo Ferraço na liderança pela disputa ao Governo com 32%

Política

Direita vence e Brasil vive momento histórico: Indicação de Jorge Messias ao STF é rejeitada pelo Senado