segunda-feira,
07 de setembro de 2026

Política

Ales e Ascamves realizam curso para vereadores

Foto: Divulgação

 

Redação

 

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (1º), foi lançada a 3ª edição do “Curso Gestão Legislativa Municipal”, que será promovida pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) e Assembleia Legislativa (Ales). Os participantes ressaltaram a importância de como a capacitação pode se refletir em melhorias para a população capixaba.

 

O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), lembrou da responsabilidade que os vereadores têm, sobretudo em prol dos mais necessitados. Conforme disse, nas mãos dos edis está confiada “a maior responsabilidade de um cidadão, que é o voto”. Em um cenário de pandemia, Musso deixou uma mensagem de otimismo, para que as pessoas deem valor ao que elas possuem, como família, trabalho e saúde.

 

Já o presidente da Ascamves, Wagner França (PT), enalteceu a iniciativa do curso, iniciado em 2019 e realizado em formato virtual em 2020. “Esse projeto ‘Capacitar para Legislar’ reflete a essência de um dos principais objetivos para o qual a Ascamves foi criada: a capacitação constante dos vereadores e servidores do Legislativo municipal”.

 

França pediu empenho aos colegas para que estimulem a adesão de câmaras municipais à associação. Segundo apresentou, a meta é filiar pelo menos 50% das casas legislativas dos municípios neste ano. “É primordial que as câmaras estejam filiadas à associação para fortalecer a nossa classe”, avaliou ele, que pediu protagonismo aos vereadores na construção de políticas públicas.

 

Titular da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Neuzinha lembrou que o vereador passa por um “concurso público com prazo de validade”, no qual deve mostrar trabalho em 1.460 dias. Ex-membro da Casa legislativa da capital por 20 anos, sugeriu aos colegas que ouçam a comunidade e cobrem a aplicação da lei. “Vocês têm que estar muito prontos”, pontuou.

 

A atual secretária da Ascamves Mulher, Patrícia Crizanto (PSB), vereadora em Vila Velha, destacou que mesmo sendo maioria, as mulheres contam com poucas representantes na política. “A maioria do eleitorado no estado do Espírito Santo é formado por mulheres, que representam 52,3%”, observou. “E quando se trata de mulheres negras esse cenário ainda é mais desigual”, salientou.

 

Os dois primeiros temas que serão abordados no curso são: “Política e Direitos Humanos” e “Peças Orçamentárias”. Os conteúdos serão ministrados, respectivamente, por Hernandes Bermudes e Ronye Berger, ambos servidores da Assembleia Legislativa e que também participaram da cerimônia de lançamento.

 

Também estiveram presentes no Plenário Dirceu Cardoso o deputado Marcos Garcia (PV); o vice-presidente da Ascamves e vereador de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi (PSDB); o presidente da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim, Brás Zagotto (PV); da Câmara de Itapemirim, José de Oliveira Lima (PDT); da Câmara de Atílio Vivácqua, Gilcimar da Rocha (DEM); de Venda Nova do Imigrante, Marcio Lopes (Cidadania); além dos vereadores de Pinheiros, Janete Akisaki (PSD); e de Linhares,  Alysson Reis (DC).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Candidato da Direita, Callegari declara voto em Ricardo

Política

Candidatos ao Governo apresentam propostas no 30º Café Empresarial

Política

Ministério Público de Contas recomenda aos municípios capixabas a modernização e estruturação das carreiras tributárias devido à Reforma Tributária

Política

Marechal Floriano está entre os 55 municípios que alcançaram a classificação “Ótimo” no Ranking de Transparência e Governança Pública 2026

Política

Estudo da Veja e desempenho de Ricardo colocam ES em lista para decidir eleição no 1º turno

Política

MP pede impugnação da candidatura de Tininho Batista a deputado estadual

Política

Lideranças de Vargem Alta declaram apoio a Da Vitória

Política

Aclamado por multidão, Ricardo é confirmado à reeleição destacando “Pacto com o Futuro”

plugins premium WordPress