sexta-feira

25/setembro/2026

Geral

Dia D contra a dengue em Marechal Floriano: Quem realmente transmite a doença?

Eduardo Antunes

“Ação serviu para alertar sobre outras doenças que podem ser transmitidas pela fêmea do Aedes Aegypti”.

Sob sol de verão em Marechal Floriano, uma equipe formada por servidoras da vigilância ambiental com auxílio da vigilância epidemiológica, realizou o trabalho de conscientização sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, durante a feira livre, realizada neste sábado (21).

O foco principal é a dengue, porém a coordenadora da vigilância ambiental, Ana Meirelles alertou sobre o zika vírus e a febre chikungunya. Amostragem de larvas e até um microscópio foram disponibilizados aos populares para o trabalho surtir mais efeito.

O zika vírus deixou em alerta a classe médica após pesquisa da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) constatar possível ligação entre crianças que nasceram com microcefalia filhos de mães contagiadas com o vírus durante a gestação no estado de Pernambuco.

IMG 20151121 WA007

Uma servidora trabalhou caracterizada de mosquito e chamou a atenção, principalmente das crianças. Uma barraca montada na feira e servidores caminhando pelas ruas do entorno oferecia farto material de orientação para a criançada e seus pais.

O serviço foi complementado com amostra de larvas e um microscópio,onde os servidores explicavam a fase de desenvolvimento do mosquito.

CURIOSIDADES SOBRE O AEDES AEGYPTI

Apenas as fêmeas picam e se tornam infectivas (podem transmitir doenças) se já tiverem tido contato com pessoa infectada com o vírus entre os 10 e 12 dias anteriores.

Na saliva expelida durante a picada, além do vírus, a fêmea libera substâncias analgésicas e anticoagulantes, que torna a dor imperceptível e a possibilita sugar maior quantidade de sangue, necessário para amadurecer seus ovos.

O município possui sete regiões com casos positivos de dengue, com três locais no interior. Dados do setor apontam que em 2014 não houve registro da doença, porém já foram constatados 47 casos até a primeira quinzena do mês de novembro de 2015.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Processo mais antigo do ES foi julgado depois de 114 anos em Venda Nova

Geral

Alfredo Chaves poderá ganhar segundo grande bosque de cerejeiras e ampliar roteiro de agroturismo

Geral

Atenção, motoristas! Detran alerta para golpes na hora de pagar taxas e multas

Geral

Tereza Eleonora Mauro comemora um século de vida em Castelo

Geral

Atenção prefeituras! Prazo final para envio dos dados do Sinisa se encerra nesta quinta-feira (3)

Geral

Pesquisa do Real Time Big Data diz que Ricardo chega a 47% na preferência dos capixabas e vence em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Geral

Ministério Público determina que a Prefeitura de Domingos Martins adote medidas urgentes para proteger animais em canil

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios do nordeste capixaba melhorem as ações de enfrentamento à pobreza

plugins premium WordPress