domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello alega que não teve nenhuma de suas contas rejeitadas pelo TCE-ES

Rael Sérgio/Jornal Espírito Santo de FATO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) encaminhou na tarde de terça-feira à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral listas com nomes de gestores que tiveram contas julgadas irregulares pela Corte ou de responsáveis que receberam parecer prévio pela rejeição e estão passíveis de ficarem inelegíveis. Na relação aparecem políticos de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy, Atílio Vivácqua e Vargem Alta.

Segundo o TCE, a relação considera os processos transitados em julgado dos últimos oito anos, considerando a data do pleito eleitoral. O envio dos nomes atende determinação da legislação eleitoral, que avaliará possível inelegibilidade.

Os responsáveis que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, serão inelegíveis.

Vargem Alta

O ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello (PMDB) aparece na lista. Ele, no entanto, não teve nenhuma de suas contas rejeitadas, embora haja parecer prévio pela rejeição no Tribunal de Contas, por falhas, segundo ele, já sanadas.

2d7a1b94 0800 4b29 9f1c 632a11970e3f

“As contas relativas a 2007 foram aprovadas pela Câmara em 10 de agosto de 2015. Apesar de erros contábeis apontados pelo Tribunal de Contas, não houve nenhum tipo de dolo, má fé ou prejuízo ao erário, por isso os vereadores decidiram aprovar”, explica o secretário Administrativo da Câmara, Perivaldo Souza.

Elieser pretende disputar o terceiro mandato de prefeito e a divulgação da lista provocou, no município, boatos de que estaria inelegível. Ontem, o ex-prefeito esteve na sede do TCEES, onde conseguiu a expedição de certificado de que não há nenhuma pendência relativa à sua gestão. Ou seja, nada que impeça uma possível candidatura sua nas eleições deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio