sábado

31/outubro/2026

Política

Vice-prefeito de Conceição do Castelo e ex-secretário são absolvidos em ação de improbidade

Foto: Notícia Capixaba/Informações; TJES/Século Diário

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) absolveu o ex-prefeito de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, que é o atual vice-prefeito do município, e o ex-secretário de Educação, Luiz Cláudio Zoboli da Cunha, em uma ação de improbidade. Os réus haviam sido condenados na primeira instância, mas o colegiado acolheu os recursos de apelação. No julgamento realizado na última semana, a desembargadora Janete Vargas Simões afastou a existência de prejuízo ao erário em gastos com educação.

 

Segundo a relatora do processo, o afastamento da tese de dano aos cofres públicos torna ilegítima a condenação dos réus por atos ímprobos – a sentença determina o ressarcimento do prejuízo ao erário, além do pagamento de multa civil. Em relação às acusações do Ministério Público Estadual (MPES), autor da denúncia, Janete Simões considerou que a promotoria não teve êxito no levantamento de provas sobre eventuais desvios de gastos.

 

A ação de improbidade mirava supostas irregularidades na utilização de verbas do Fundo da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb). Também foram citados o pagamento de diárias acima do limite legal, bem como desvio de finalidade no uso das verbas – como o pagamento de transporte universitário, gastos com desfiles cívicos e até custeio de estagiários.

 

Na sentença de 1º grau, prolatada no final do ano passado, o juiz da comarca, José Borges Teixeira Júnior, condenou os gestores sob argumento de que atuaram “de maneira absolutamente desleal com o patrimônio dos pagadores de tributos”. No entanto, Janete Simões entendeu de forma oposta. Para ela, as prestações de contas referentes aos anos das supostas irregularidades (2009 e 2010) foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, o que afastaria a existência de prejuízo ao erário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ministério Público obtém decisão que determina concurso para procuradores municipais em Anchieta

Política

Felipe Del Puppo comemora votação expressiva de Lorenzo Pazolini em Marechal Floriano

Política

Novo governador do ES, Lorenzo Pazolini vence nos municípios da Região Serrana

Política

Ministério Público recomenda à Câmara de Anchieta suspender contratação de curso de R$ 175 mil

Política

Contas aprovadas: TCE-ES emite parecer favorável à gestão/2024 de Cacau Lorenzoni em Marechal Floriano

Política

“Grande desempenho do Agir, partido que organizou no Estado e que conseguiu eleger dois parlamentares”, destacou Hudson Leal em sessão após o resultado do 1º turno das eleições

Política

Da trajetória no setor bancário à vida pública: A história de Cacau Lorenzoni — Ex-Prefeito de Marechal Floriano

Política

Defesa de Lidney Gobbi anuncia recurso judicial após cassação de mandato pela Câmara de Marechal Floriano

plugins premium WordPress