sexta-feira,
09 de maio de 2025

Política

Juízes de todo o país se reúnem para discutir fake news nas eleições 2018

O combate às Fake News é o principal desafio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições 2018. Para tratar do tema e encontrar soluções que possam atender aos Tribunais Regionais Estaduais, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) promoveu neste mês de Março, o Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet. O evento aconteceu na sede do TRE de mato Grosso, em Cuiabá.

 

Foto: Divulgação/Internet – Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-MT

O evento contou com a participação de executivos do Google, Facebook e Twitter, além de especialistas da Polícia Federal em investigações cibernéticas. Trata-se de uma reunião de trabalho de interesse nacional, para discutir os desafios da Justiça Eleitoral no que se refere ao uso de fake news, junk news, big data e robôs, nas mídias sociais, com fins eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) foi representado pela Juíza Eleitoral substituta Maria do Céu Pitanga de Andrade; e pela servidora da Seção de Banco de Dados, Janine Venturini de Rezende.

 

Entre outros profissionais de reconhecimento nacional presentes em Cuiabá o professor de Direito Eleitoral da Universidade Mackenzie (SP) e Coordenador da MackEleições, Diogo Rais; o engenheiro da computação Leandro Castro; o editor do caderno Poder da Folha de São Paulo, Fábio Zanini; o advogado e cientista social Daniel Falcão; e os executivos Rebeca Garcia (Facebook), André Zanatta (Google) e Regina Lima (Twitter).

 

O evento foi voltado apenas aos integrantes da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e colaboradores como a Polícia Federal, sem possibilidade de credenciamento externo. Um dos painéis do primeiro dia do Fórum Nacional vai discutir, com executivos do Google, Facebook e Twitter, formas de conferir efetividade, na velocidade exigida, às decisões liminares. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço inauguram reforma de quadra em Cachoeiro 

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026