sábado,
10 de maio de 2025

Política

Portal da Transparência de Cachoeiro é o 6º melhor do Estado

Foto: Reprodução/PMCI/Secom

 

Neste mês, a  versão atual do Portal da Transparência da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim completou um ano. Desenvolvido com o objetivo de oferecer uma plataforma mais completa e prática à população, o site proporcionou avanços importantes para o acesso a informações da administração municipal.

 

Os visitantes podem conferir no portal informações sobre despesas, receitas, licitações e contratos, prestações de pontas, patrimônios e folha de pagamento, dentre outras. 

 

A maior parte dos dados é exibida em tabelas, que podem ser conferidas na própria plataforma ou baixadas no formato do programa Excel, a fim de facilitar a compreensão e exame das informações.

 

De acordo com a Controladoria-Geral do Município, as páginas do portal recebem, em média, 50 mil visitas mensais, sendo a área relativa aos servidores municipais a mais acessada. 

 

6º lugar no ranking da transparência

 

O reconhecimento pelos avanços trazidos pela nova versão do portal veio logo no primeiro ano de funcionamento da plataforma. No ranking do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para os portais de transparência das prefeituras do Espírito Santo, o de Cachoeiro saltou da 34ª para a 6ª posição.

 

Acessibilidade

 

O portal também teve o acréscimo de funcionalidades importantes para torná-lo acessível a pessoas com dificuldades motoras, visuais ou auditivas, incluindo ferramentas para aumento e redução de tamanho de fonte, controle de contraste e atalhos de teclado.

 

Além disso, a codificação interna foi revisada para permitir interação com softwares leitores de tela e tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que precisam estar instalados no computador ou outro dispositivo usado no acesso.

 

“O novo formato do portal permite acesso aos dados públicos a qualquer cidadão. Além disso, ele auxilia o trabalho administrativo como um todo, disponibilizando arquivos importantes para que, por exemplo, os servidores baixem e montem os processos de compras governamentais mais facilmente”, destaca o secretário municipal de Fazenda, Rogélio Amorim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço inauguram reforma de quadra em Cachoeiro 

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026