quinta-feira,
12 de março de 2026

Política

Jaqueline Moraes assume governo interinamente nesta sexta-feira (20)

Foto: Hélio Filho/Secom

 

Redação

 

Pela primeira vez, o Espírito Santo será governado por uma mulher. A vice-governadora Jaqueline Moraes assumiu o principal cargo do Executivo estadual nesta sexta-feira (20). Ela fica no cargo até o próximo dia 27. Neste período, o governador Renato Casagrande estará em Verona, na Itália, integrando a comitiva que participa da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia – a Marmomacc 2019.

 

A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, onde Jaqueline ficará durante o período à frente do Governo do Estado.

 

Para o governador Renato Casagrande, este momento entra para a história do Espírito Santo. Ele citou o poema da capixaba Viviane Mosé, presente ao evento, chamado “Ponto de Fusão” para exemplificar a união do governador e agora da governadora em exercício, Jaqueline Moraes.

 

“Esse poema fala de junção, fusão e é isso que importa nesse momento. Temos desejo de dar saltos para o futuro, para organizar a vida dos capixabas e gerar oportunidades a eles. Quando a gente tem a primeira mulher efetivamente a assumir o governo, isso marca a nossa história. Mesmo que lá no passado, na época do descobrimento, tenha tido uma mulher a governar e que temos de fazer referência, essa é a primeira vez que temos uma mulher eleita assumindo o cargo de governadora", destacou Casagrande.

 

Segundo ele, esse longo período de tempo até termos uma governadora só mostra o nosso atraso. “Quando debatemos o nome da vice e chegamos ao nome da Jaqueline, sabia que era fundamental que as mulheres pudessem fazer parte das decisões do centro do poder do Estado. Seja bem-vinda, Jaqueline! Venha pra cá e assuma o lugar de governadora”, concluiu Casagrande.

 

Pouco antes de se pronunciar pela primeira vez como governadora em exercício, Jaqueline Moraes foi convidada a tomar a palavra pela cerimonialista do Governo, Dona Hilda Cabas: “Sinto-me honrada em convidar a governadora Jaqueline Moraes a fazer o uso da palavra”, disse Dona Hilda, debaixo de uma salva de palmas e emocionando a todos os presentes.

 

Recebendo o cargo de Governadora pela primeira vez, Jaqueline Moraes, emocionada, comentou a importância e o simbolismo de uma mulher assumir o principal cargo do Executivo estadual:

 

“Trata-se de um marco histórico e simbólico para nós mulheres. E eu não poderia deixar de ressaltar esse simbolismo em um momento em que é tão necessário afirmar as conquistas das mulheres. Em terras capixabas, não podemos nos esquecer de D. Luiza Grimaldi, mulher que governou por quatro anos o Espírito Santo, sucedendo ao seu marido, o Donatário Vasco Fernandes Coutinho Filho, quando de seu falecimento; Maria Ortiz, nossa heroína contra o invasor estrangeiro; Geny Grijó, a primeira mulher vereadora, na Câmara Municipal de Vitória; Judith Leão Castello Ribeiro, professora, educadora e a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia no Estado do Espírito Santo; e de tantas outras mulheres que fizeram história e fizeram a diferença no nosso Estado. Fico feliz por ser representante de gênero à frente do Governo e poder partilhar com o nosso governador, Renato Casagrande, os desafios do Estado do Espírito Santo.”

 

Jaqueline Moraes reforçou ainda que o seu propósito é dar continuidade às agendas do governador Casagrande: “Muito me honra estar aqui neste momento, assumindo o Governo por alguns dias durante a missão que o governador terá na Itália, exatamente por poder dar continuidade ao nosso trabalho. A troca de experiências é sempre um momento de aprendizado. E ele também vai poder levar para lá as experiências vivenciadas aqui”, disse.

 

Estiveram presentes também na solenidade, os secretários de Estado Tyago Hoffman (Governo), Davi Diniz (Casa Civil), Bruno Lamas (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), Flavia Mignoni (Comunicação Social), Nara Borgo (Direitos Humanos), Lenise Loureiro (Gestão e Recursos Humanos), Luiz Carlos Cruz (Justiça), Coronel Aguiar (Casa Militar) e Fabricio Noronha (Cultura), além de representantes de órgãos estaduais José Elias Marçal (IPAJM), Madalena Santana (Diário Oficial), deputados estaduais e outras autoridades convidadas.

 

A solenidade de transmissão do cargo teve ainda as presenças ilustres de duas mulheres representantes do universo feminino capixaba: a atriz e poetisa Elisa Lucinda e a filósofa Viviane Mosé. Elisa também discursou e comemorou o fato de uma mulher assumir o maior cargo do Executivo estadual: “Que emoção! Vivi pra ver isso. Como o Casagrande falou, sua presença aqui, mesmo se não falasse nada, só o fato de você estar aqui, o seu símbolo já explica muita coisa", comentou.

 

História

 

Nascida na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Jaqueline Moraes, 44 anos, veio para o Estado aos 12 anos e fez do Espírito Santo sua casa. Iniciou sua vida política nos movimentos comunitários e de base. Já foi vereadora no município de Cariacica entre os anos de 2013 a 2016. E em seu mandato como vereadora, foi vice-presidente da Mesa Diretora e relatora de importantes comissões, como de saúde, educação e assistência social.Casada com Adilson Avelina, Jaqueline Moraes tem três filhos e um neto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ao lado de Ricardo Ferraço, União Brasil filia deputado Messias Donato em Vitória

Política

Carlos Viana critica decisão de Flávio Dino de cancelar votação da CPMI do INSS

Política

Entendimento do STJ sobre cancelamento dos planos de saúde após diagnóstico de autismo reforça direitos das pessoas com deficiência e orienta famílias sobre acesso à assistência

Política

Casagrande avisa que sairá do governo em abril para concorrer ao Senado e Ricardo Ferraço vai assumir o governo do ES

Política

CPMI: família Camisotti recebeu ‘5 vezes mais’ que Careca do INSS, diz relator

Política

Sob protestos do PT, CPMI aprova quebra de sigilos de filho do presidente Lula

Política

Ricardo reforça compromisso com 78 municípios e destaca gratidão e lealdade

Política

Forte nome a ser batido, Ricardo Ferraço é homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados