quarta-feira,
17 de setembro de 2025

Geral

Pais que levaram filhos em carreata política sem usar máscaras são alvo de ação em Venda Nova

Foto: Reprodução/MPES

 

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante, ajuizou uma Representação por Infração Administrativa em face de dois moradores que expuseram os filhos ao risco de contágio da Covid-19. Os dois representados participaram com os filhos de uma carreata de cunho político partidário por volta das 17 horas do dia 24 de maio. Ao final do movimento, os participantes saíram de seus veículos, inclusive os filhos dos representados, e se aglomeraram em um local da cidade, sem usar máscaras.As informações são do MPES.

 

Para o MPES, contrariar as recomendações sanitárias e permitir a presença de crianças e adolescentes em aglomerações constitui violação do dever familiar de zelar pela saúde desses jovens, que foram submetidos ao risco de contágio. Assim, houve descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar e, dessa forma, transgressão ao artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).  O dispositivo estabelece que é infração administrativa "descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda".

 

Diante dos fatos, o MPES requer que seja aplicado aos representados multa prevista no Ecriad, que deverá ser depositada no Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude. A multa prevista no artigo 249 do Ecriad é de três a vinte salários de referência, sendo aplicado o dobro em caso de reincidência.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro