sexta-feira,
09 de maio de 2025

Política

Câmara mantém vetos ao projeto do IPTU em Cachoeiro

Foto: CMCI

 

Redação

 

Na sessão desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Cachoeiro manteve os vetos do prefeito Victor Coelho a trechos do Projeto de Lei 062/2021, que reduz os valores e prorroga as datas de vencimento do IPTU.

 

O projeto, de iniciativa do Poder Executivo, foi aprovado em 13 de julho com várias emendas apresentadas pelos vereadores para beneficiar a população. Algumas dessas alterações foram acatadas pelo prefeito e já estão em vigor. Entre elas, 90% de desconto para o pagamento em cota única; 85% de desconto para o pagamento parcelado; 10% de desconto para o pagamento da Taxa de Lixo em cota única; e o início do prazo de pagamento em 15 de outubro.

 

No entanto, o Prefeito alegou que outras três emendas significariam, na prática, uma diminuição indireta de alíquota, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, e por isso resolveu vetá-las: a manutenção dos descontos no IPTU mesmo para quem não pagar as parcelas em dia; a não cobrança da Taxa de Lixo para terrenos não edificados ou que contenham somente garagens construídas; e a validação de todos os benefícios não apenas para 2021, mas também para os anos seguintes. A maioria dos vereadores acabou por concordar com a alegação do Poder Executivo, e os vetos a estes três pontos foram mantidos.

 

Matéria: Veto parcial ao Projeto de Lei n° 62/2021

 

(Cobrança do IPTU e da Taxa do Lixo 2021)

 

Resultado da votação: 9 X 8 (Artigos 4° e 12 : veto mantido)

 

Votos favoráveis: Alexandre de Itaoca (PSB); Delandi Macedo (Podemos); Diogo Lube (PP); Ely Escarpini (PV); Vandinho da Padaria; (PSDB); Léo Cabeça (PDT); Marcelinho Fávero (PL); Osmar Chupeta (Republicanos); Paulo Grola (PSB)

 

Votos contrários: Mestre Gelinho (PSDB); Alexandre Maitan (DEM); Allan Ferreira (Podemos); Juninho Corrêa (PL); Leo Camargo (PL); Paulinho Careca (PSB); Sandro Irmão (PSD); Ary Correa (Patriotas)

 

Ausências: Arildo Boleba (PDT)

 

Abstenção regimental (ocupando a Presidência): Brás Zagotto (PV)

 

Resultado da votação: 8 x 9 (Artigo 13veto mantido, já que, para derrubar o veto, seria necessária a maioria absoluta, ou seja, 10 votos)

 

Votos favoráveis: Delandi Macedo (Podemos); Diogo Lube (PP); Ely Escarpini (PV); Vandinho da Padaria; (PSDB); Léo Cabeça (PDT); Marcelinho Fávero (PL); Osmar Chupeta (Republicanos); Paulo Grola (PSB)

 

Votos contrários: Mestre Gelinho (PSDB); Alexandre de Itaoca (PSB); Alexandre Maitan (DEM); Allan Ferreira (Podemos); Juninho Corrêa (PL); Leo Camargo (PL); Paulinho Careca (PSB); Sandro Irmão (PSD); Ary Correa (Patriotas)

 

Ausências: Arildo Boleba (PDT)

 

Abstenção regimental (ocupando a Presidência): Brás Zagotto (PV)

 

Observação: o vereador Alexandre de Itaoca justificou-se na tribuna da casa após a votação, alegando ter errado o voto. Segundo ele, gostaria de ter votado "Sim", pela manutenção do veto. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço inauguram reforma de quadra em Cachoeiro 

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026