terça-feira,
16 de dezembro de 2025

Política

Cadê a área de escape? Deputado quer explicações do DER sobre ‘Curva da Morte, trecho da ES-164’ que é a campeã de acidentes

Redação

Obra não executada pelo governo no trecho de Soturno, que liga Cachoeiro e Vargem Alta, é alvo de questionamentos.

Depois de uma sequência de acidentes graves na Serra de Soturno, que liga os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, o deputado estadual Wellington Callegari emitiu um requerimento de informações ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), órgão encarregado pela execução da obra.

Segundo o deputado, o projeto foi apresentado para a população, mas nada foi feito até o momento: “Em 2023, o governo do Estado reuniu os moradores e apresentou o projeto de construção da área de escape, uma medida que salvaria muitas vidas, caso já estivesse pronta e entregue à população. A obra não foi executada e os acidentes graves continuam acontecendo”, destacou.

Callegari também reiterou que já oficiou o órgão responsável e acionou o Tribunal de Contas-ES. “O DER precisa explicar as motivações da obra que não está sendo executada. Já se passou mais de um ano e a única ação do governo foi instalar radares no local. Por isso, solicitei ao Tribunal de Contas a apuração dos custos e o não cumprimento do prazo prometido. Não é o primeiro ofício que encaminho para o governo sobre os graves acidentes na Serra de Soturno e nada foi feito”, apontou.

Em outubro de 2023, o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, esteve na EEEFM Zacheu Moreira de Fraga, em Vargem Grande de Soturno (Cachoeiro), apresentou o projeto aos moradores e informou que a área de escape teria cerca de 226 metros e seriam acrescidas mais duas pistas, num trecho de 4 quilômetros. Na época, a obra foi avaliada em cerca de 100 milhões de reais.

De acordo com o próprio DER, de 2017 a 2024, mais de 100 pessoas morreram em acidentes na Serra de Soturno, principalmente no trecho popularmente conhecido como “curva da morte”.

As obras não foram iniciadas e não têm nenhuma previsão para começar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro agora é realidade: Novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul capixaba

Política

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Motta decide colocar em votação o projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

Política

Casagrande inaugura  reforma e ampliação do CEET Giuseppe Altoé, em Boa Esperança, Vargem Alta

Política

Vários prefeitos, entre eles de Marechal, vereadores e deputados declaram apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio

Política

Prisão de Bolsonaro repercute nos discursos de deputados no Plenário da Câmara

Política

Tribunal de Contas  recomenda rejeição das contas de 2022 e 2023 do ex-prefeito de Marataízes por uso indevido de royalties