quinta-feira,
31 de julho de 2025

Política

Casagrande assina 378 Contratos de Concessão de Direito Real de Uso dos Lotes de 22 assentamentos estaduais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou, nesta segunda-feira (09), a assinatura de 378 Contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que serão destinados a famílias de 22 assentamentos estaduais de trabalhadores rurais. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande.

O evento representa um marco para a política de reforma agrária no Espírito Santo, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo segurança jurídica aos agricultores. Com estes novos contratos, cada família passa a ter mais acesso às políticas públicas de órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), acesso a crédito rural, assistência técnica, programas de habitação e fomento produtivo.

“Esse é um fato histórico. As entidades que representam os assentados chegaram a um entendimento. Tinham discussões internas sobre este formato de contrato. O Estado avançou e se organizou muito. Temos diversas políticas nessa área, em especial, com o Governo Federal. As comunidades quilombolas ficaram muitos anos sem atendimento necessário e agora vamos resolvendo a questão do acesso à energia elétrica e água. Bom que a gente possa dar tranquilidade às famílias. Todos nós temos um desejo coletivo de melhorar a vida de quem nós estamos representando. O terreno que vocês têm agora terá um contrato vitalício e seus filhos poderão continuar produzindo e isso traz tranquilidade a vocês. Sabe que estabilidade é tudo em nossas vidas e esse passo garante previsibilidade”, afirmou o governador.

A medida é amparada por meio do Decreto Estadual nº 6.019/2025, que regulamenta a concessão individual de uso e substitui os antigos contratos coletivos de comodato, que foram criados entre 1985 e 1992. O novo modelo também facilita a regularização fundiária dos assentamentos, permitindo mais transparência, controle e desenvolvimento.

Os Assentamentos de Trabalhadores Rurais do Estado do Espírito Santo (Assentamentos Estaduais) estão presentes em oito municípios, sendo eles: Viana, Nova Venécia, Pinheiros, Montanha, Ecoporanga, Jaguaré, Conceição da Barra e São Mateus. Atualmente, os principais cultivos agrícolas são: o café Conilon, a pimenta do reino, a fruticultura em geral, com destaque ao cacau, diversos tipos de cultivo alimentares e a criação de pequenos animais.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a valorização da agricultura familiar, investindo no desenvolvimento sustentável e na segurança jurídica das comunidades do interior. “A assinatura dos contratos individuais garante segurança jurídica a mais de 1500 pessoas. Estamos saindo de um modelo coletivo para assegurar que essas famílias tenham o direito legal de usar a terra. Isso viabiliza o acesso a políticas públicas e valoriza o trabalho de tantos produtores rurais”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Alívio para Cachoeiro: Ferraço comemora isenção do setor de rochas do tarifaço imposto por Trump

Política

Vice-prefeito participa de reunião setorial e alerta para impacto da tarifa dos EUA no setor de rochas de Cachoeiro

Política

Fake news, voto impresso e quarentena: os nós políticos do novo Código Eleitoral

Política

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, encerra audiências para elaboração do Plano Plurianual

Política

Ao lado do prefeito Hugo Luiz, Casagrande autoriza importantes investimentos em Alfredo Chaves

Política

Discussões sobre IOF continuam no segundo semestre do Legislativo

Política

“Vamos criar esse comitê para analisar todas as decisões e medidas adotadas pelo Governo Federal em resposta às tarifas impostas pelo governo norte-americano”, diz Casagrande, após cria comitê para enfrentar tarifas de Trump

Política

Oposição acusa Moraes de “abuso de autoridade”; líder do PT comemora vitória do “Estado de Direito”