segunda-feira

2/novembro/2026

Política

Casagrande e maioria dos deputados arquivam projeto de Majeski que dava transparência às obras públicas

F oto: Ana Salles/Ales

 

Redação

 

A maioria dos deputados estaduais confirmou o veto do Governo do Estado ao projeto do deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) que garantia transparência efetiva à sociedade das obras públicas.

 

A votação realizada no Plenário da Assembleia Legislativa contabilizou 16 deputados contrários e 10 favoráveis ao Projeto de Lei nº 16/2019. Com o resultado, a proposta foi arquivada.

 

“Nas placas normalmente têm o nome da empresa contratada, o tempo de duração e o valor inicial da obra. Nossa proposta estabelecia a inclusão de mais informações específicas, detalhadas, de modo transparente para qualquer cidadão saber como está sendo empregado o dinheiro público. É importante lembrar que em abril nosso projeto foi aprovado sem ressalvas aqui na Assembleia. Não há motivos técnicos para o Governo vetar e para alguns deputados mudarem de opinião tão rápido”, destaca Majeski.

 

Pelo PL de Majeski, nas placas de obras púbicas deveriam conter as datas de início e de conclusão da obra, valor inicial e todos os acréscimos financeiros, nome da empresa realizadora, número do contrato, endereço e telefone do órgão responsável pela fiscalização da obra e contato da instituição que o cidadão poderá recorrer caso queira ter acesso aos documentos relacionados ao projeto.

 

Majeski afirma que as obras públicas consomem enorme quantidade de recursos financeiros e com frequência são paralisadas ou levadas em ritmo desacelerado e abandonadas. No Espírito Santo, casos emblemáticos são as obras do Cais das Artes, das escolas técnicas estaduais em Afonso Cláudio, Iúna e Viana, da unidade de saúde da Rede Cuidar, em Domingos Martins, e das escolas estaduais Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra, e João Crisóstomo Belesa, em Cariacica.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ministério Público obtém decisão que determina concurso para procuradores municipais em Anchieta

Política

Felipe Del Puppo comemora votação expressiva de Lorenzo Pazolini em Marechal Floriano

Política

Novo governador do ES, Lorenzo Pazolini vence nos municípios da Região Serrana

Política

Ministério Público recomenda à Câmara de Anchieta suspender contratação de curso de R$ 175 mil

Política

Contas aprovadas: TCE-ES emite parecer favorável à gestão/2024 de Cacau Lorenzoni em Marechal Floriano

Política

“Grande desempenho do Agir, partido que organizou no Estado e que conseguiu eleger dois parlamentares”, destacou Hudson Leal em sessão após o resultado do 1º turno das eleições

Política

Da trajetória no setor bancário à vida pública: A história de Cacau Lorenzoni — Ex-Prefeito de Marechal Floriano

Política

Defesa de Lidney Gobbi anuncia recurso judicial após cassação de mandato pela Câmara de Marechal Floriano

plugins premium WordPress