quinta-feira,
26 de março de 2026

Geral

Operação contra o tráfico de drogas prende advogados e agentes da Guarda de Vila Velha

Redação

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da Polícia Militar do Espírito Santo e da Secretaria de Justiça (SEJUS), deflagrou, na tarde de quarta-feira (25/03), a terceira fase da Operação Telic. A ação teve continuidade na manhã desta quinta-feira (26).

A investigação, que tramita em sigilo, foi instaurada pelo GAECO/MPES para identificar as ações criminosas de integrantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV) que atuam na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

As apurações produziram provas de tráfico de drogas, formação de organização criminosa, aquisição e porte ilegal de armamentos e munições, além de outras práticas violentas.

A investigação revelou que a liderança do grupo emite ordens de dentro das unidades prisionais por meio de mensagens repassadas por familiares e advogados, cumpridas pelos integrantes em liberdade, cada qual com função definida na estrutura da organização.

Com o aprofundamento das investigações, foram identificadas evidências consistentes de vínculos entre investigados, advogados e servidores públicos — entre eles guardas municipais —, caracterizando violação de sigilo funcional e cooperação ilícita em diligências policiais.

Tráfico
Apurou-se ainda a prática de tráfico de entorpecentes como contrapartida ao desvio de função pública, a comercialização de drogas desviadas de apreensões policiais e a apropriação ou desvio de dinheiro e materiais sob custódia em razão do cargo.

As investigações também apontaram o envolvimento de advogados na transmissão de mensagens ilícitas entre detentos e criminosos em liberdade, por meio de bilhetes — conhecidos popularmente como “catuques” — levados durante visitas aos presos.

Prisões
A operação cumpriu oito mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra.

Entre os alvos, estão três advogados e três guardas municipais lotados na Guarda Municipal de Vila Velha. As buscas e apreensões foram acompanhadas por representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES) e da Corregedoria da Guarda Municipal de Vila Velha, em cumprimento a decisão da 7ª Vara Criminal de Vila Velha.

Foram apreendidos celulares e bilhetes manuscritos ou ditados por detentos e redigidos por advogados.

As ações contaram com a participação de policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, agentes de inteligência do SIPOM/DINT, do BME, do BAC e de policiais penais da SEJUS, que atuaram nas buscas, apreensões, prisões e conduções dos investigados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

Geral

Em Levantamento sobre o magistério, Tribunal de Contas conclui excesso de temporários e salários abaixo do Piso Naciona

Geral

Produção animal no ES cresce em aves, ovos e bovinos em 2025

Geral

ES avança no combate à violência contra a mulher enquanto Brasil registra alta nos casos

Geral

Posto de Identificação de Cachoeiro de Itapemirim suspende atendimento ao público entre esta segunda-feira (16) e a quarta-feira (18)

Geral

Homem morre após carro cair em rio de São Bento do Batatal, em Alfredo Chaves; veja vídeo

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para melhorar sistema de estacionamento rotativo em Cachoeiro

Geral

Muro desaba, atinge casa e deixa um ferido em Vargem Alta