Em tom de despedida, o governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (1º), a reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Cachoeiro de Itapemirim “Raimundo de Andrade”. A entrega consolida mais um investimento estratégico do Governo do Estado na área de mobilidade e no fortalecimento da infraestrutura logística capixaba.
Com aporte de R$ 76 milhões, a intervenção contemplou a modernização completa da estrutura aeroportuária, incluindo a pista de pouso e decolagem, com 1.200 metros de comprimento e 30 metros de largura, além da pista de taxiamento, faixa preparada e sistema de drenagem conforme o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil.
“Estamos entregando uma estrutura moderna, com pista qualificada, pátio ampliado e terminal com capacidade para até 60 mil passageiros por ano. É um equipamento importante para impulsionar o desenvolvimento do Sul do Estado e que também poderá atuar como base de apoio para a Defesa Civil. Agora, o aeroporto está preparado e cabe às empresas avaliarem a operação de voos comerciais”, afirmou o governador Casagrande.
O aeroporto também recebeu novos auxílios à navegação aérea, como balizamento luminoso em LED, sistema PAPI, biruta iluminada, sinalização vertical e farol de aeródromo, permitindo operações visuais diurnas e noturnas com maior segurança. A ampliação do pátio de aeronaves elevou a área para 9.300 metros quadrados, com capacidade para até nove posições.
As melhorias incluíram ainda a implantação de um novo terminal de passageiros para aviação comercial e executiva, além da reforma e readequação do terminal existente, totalizando 1.500 metros quadrados de área construída. O complexo conta também com nova subestação, guarita, estacionamento com capacidade para 40 veículos e requalificação do acesso viário.
Com as intervenções, o aeroporto passa a atender às classificações AP-0 para aviação geral e 2C para operações VFR diurnas e noturnas, tendo como aeronave crítica o modelo ATR-72. A estrutura também permite a operação de aeronaves executivas, como Cessna 550, Learjet 55 e Phenom 600 (Praetor), ampliando a capacidade de atendimento e a conectividade regional.
“Estamos entregando uma infraestrutura de referência, com tecnologia de navegação de ponta, para que Cachoeiro possa operar voos privados e comerciais de grande porte. Essa obra faz parte de um robusto pacote de investimentos em mobilidade. Ao modernizar este aeroporto, garantimos a agilidade e a segurança operacional necessárias para atrair novas empresas e consolidar o Sul capixaba como um polo logístico altamente competitivo”, ressaltou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Aeroporto de Cachoeiro ganha terminal “Robertino Braga” e cidade entra no clima do aniversário de Roberto Carlos

O prefeito Theodorico Ferraço destacou o simbolismo da iniciativa. “Dar o nome de Robertino Braga ao terminal é uma forma de homenagear não só a história de Roberto Carlos, mas também suas raízes familiares, que têm origem aqui em Cachoeiro. É um reconhecimento à trajetória de um artista que orgulha nossa cidade e o Brasil”, afirmou.
Ferraço também anunciou novas homenagens ao cantor. Entre elas, está a construção da Praça Lady Laura, no entorno da Casa de Cultura Roberto Carlos, imóvel onde o artista viveu durante a infância. A ordem de serviço para o início das obras deve ser assinada nos próximos dias.
Além disso, o prefeito destacou a importância do momento para o turismo e a cultura local. “Cachoeiro já respira o aniversário do Rei. Estamos preparando uma grande programação cultural, que valoriza nossa história, movimenta a economia e fortalece o turismo. Queremos receber bem os visitantes e mostrar tudo o que nossa cidade tem de melhor”, completou.


