quinta-feira,
13 de novembro de 2025

Artigo/Opinião

“A paixão que não envelhece”: conheça a senhora que inspira com sua dedicação à leitura em Marechal Floriano

“Uma rotina de leitura resiste ao tempo e às distrações”

Por Giovana Schneider 

Dona Martha, 88 anos: uma vida inteira entrelaçada com as palavras. Em uma época em que a leitura muitas vezes compete com o ritmo acelerado da vida moderna e as distrações digitais, uma senhora, mantém uma rotina que parece ter saído de outro tempo. Com um sorriso sereno e os olhos azuis que brilham de curiosidade, ela não é apenas uma leitora, mas uma verdadeira devoradora de livros. 

Martha Ana Christo Effegen, nasceu em Santa Maria de Marechal Floriano, em 27 de julho de 1937. Estudou até a antiga terceira série e a sua professora foi Otilia Endlich. Relatou que naquela época, estudava um dia sim e outro não, pois, era preciso também trabalhar na roça. Atualmente, reside na Sede do Município de Marechal Floriano/ES.  

Depois do casamento, ela comentou que se acostumou a ler os jornais que o marido assinava. Esse costume foi uma ponte importante que ajudou a manter sua conexão com a leitura sempre ativa. 

Segundo ela, não tem preferência por gênero literário, e isso demonstra uma curiosidade intelectual ilimitada. Ela busca a leitura pela leitura, pelo conhecimento e pela experiência que cada livro oferece, independentemente do tema. E já perdeu as contas de quantos livros leu: Sublinha a profundidade e a longevidade de seu hábito. Não é apenas uma leitora casual.

A dedicação dela à leitura, mesmo tendo estudado formalmente apenas até a antiga terceira série e conciliado os estudos com o trabalho na roça, é um testemunho poderoso de como o amor pelas palavras e a curiosidade podem moldar uma vida inteira.  

Dona Martha representa a resistência cultural, o aprendizado constante e o poder que a palavra impressa tem ao longo do tempo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Artigo/Opinião

Do interior para o Mundo da Poesia: O talento dos alunos da EEEFM Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano

Artigo/Opinião

Coluna Pinga-Fogo: Desembarques do PL e os impactos para as eleições 2026 no ES

Artigo/Opinião

STF, censura e liberdade de expressão: o dilema digital brasileiro

Artigo/Opinião

Tarifas de 50% dos EUA ao Brasil: cenário e algumas implicações

Artigo/Opinião

De Mercearia à Aposentadoria e o Renascimento do “Buteko da Nilza”

Artigo/Opinião

Suicídio: Uma Questão de Saúde Pública que Exige Atenção e Diálogo

Artigo/Opinião

Coluna Pinga-Fogo: Paulo Hartung, “uma tragédia na gestão da segurança pública”, no ES

Artigo/Opinião

Marechal Floriano – Uma Estação, uma Vila, uma Cidade e agora um lindo Município