terça-feira,
17 de março de 2026

Geral

Acordo vai beneficiar mil famílias capixabas em situação de extrema pobreza

O Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper), e o Ministério da Cidadania assinaram, nesta segunda-feira (10), um Acordo de Cooperação Técnica que vai beneficiar mil famílias capixabas em situação de extrema pobreza. Trata-se do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, que prevê ações de inclusão social e produtiva rural.

 

“É papel do Estado proteger quem está fora do sistema produtivo, em condição de vulnerabilidade. As pessoas que recebem até meio salário mínimo representam 35% da nossa população. O Acordo de Cooperação Técnica que assinamos aqui permite que mil famílias recebam apoio técnico de uma instituição que tem o respaldo e a credibilidade do Incaper”, afirmou o ministro em exercício, Lelo Coimbra, que assinou o acordo.

 

Para o governador Renato Casagrande, a qualificação dos trabalhadores rurais é ideal para trilhar o caminho da inovação. “Essa qualificação é fundamental e importante para o desenvolvimento tanto das pessoas quanto de suas regiões. A nossa prioridade é a agricultura familiar e essa parceria mostra nosso desejo em retomar esse caminho. Vamos multiplicar esses recursos fazendo um bom uso deles”, garantiu.

 

Casagrande destacou ainda a presença do ministro interino e a importância dessa integração do Espírito Santo com o Governo Federal. “É uma parceria fundamental para quem governa. A Assembleia Legislativa tem ajudado apreciando os projetos importantes para o Estado e a Bancada Federal tem ajudado muito na interlocução com o Governo Federal”, afirmou. 

 

O acordo preconiza a oferta de assistência técnica e extensão rural e os recursos financeiros, as tecnologias de acesso à água do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras ações do Programa Água para Todos, as sementes de qualidade e adaptadas ao território, o crédito, o apoio à organização econômica e o acesso às compras públicas.

 

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, a iniciativa é um grande resultado para setores menos favorecidos da agricultura: “O Governo Federal traz fomento para as famílias mais necessitadas do meio rural, auxiliando com um valor considerável, destinando R$ 2,4 mil – pagos em duas parcelas – para mil famílias. Com o apoio do Incaper, esse dinheiro servirá para que essas pessoas possam receber qualificação técnica em alguma atividade agrícola, seja na produção ou no desenvolvimento de novas técnicas, por exemplo”, explicou.

 

“A assinatura desse acordo é fundamental, pois apesar da agricultura familiar ser a atividade agrícola que mais emprega no campo, ainda existem muitas famílias que vivem na extrema pobreza. Precisamos junto com os Governos Estadual e Federal continuar fomentando a inclusão produtiva rural de agricultores e agricultoras familiares que tanto contribuem para a agricultura capixaba”, disse o diretor presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Posto de Identificação de Cachoeiro de Itapemirim suspende atendimento ao público entre esta segunda-feira (16) e a quarta-feira (18)

Geral

Homem morre após carro cair em rio de São Bento do Batatal, em Alfredo Chaves; veja vídeo

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para melhorar sistema de estacionamento rotativo em Cachoeiro

Geral

Muro desaba, atinge casa e deixa um ferido em Vargem Alta

Geral

Fritadeira elétrica causa princípio de incêndio em restaurante na AABB de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Incêndio atinge cozinha de estabelecimento comercial em Marechal Floriano

Geral

22 municípios capixabas deverão regularizar taxa de lixo hospitalar a estabelecimentos privados

Geral

Nova etapa do Caminhos do Campo impulsiona infraestrutura rural em Domingos Martins