terça-feira,
18 de novembro de 2025

Geral

Alfredo Chaves registra 311 pessoas suspeitas de dengue, e casas com focos dos mosquitos serão multadas

Alfredo Chaves prepara medidas para reduzir o aumento de casos da dengue na cidade. A partir de 1º de janeiro, de acordo com a lei nº 794/98, os donos de casas onde forem encontrados focos do mosquito transmissor da doença serão multados.

O mesmo mosquito que transmite a dengue também é o transmissor do zika vírus e da chikungunya e pode ter relação com a Síndrome de Guillain-Barré.

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, a primeira multa será de R$ 260,00, caso reincidir, o valor dobra, passa para R$ 520,00. A medida será aplicada com base no Código Sanitário Municipal.

Além dessa medida, a Secretaria de Saúde está orientando a população com visitas aos domicílios constantemente. “Juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos o município também estamos fiscalizando obras, terrenos baldios e áreas públicas. Não podemos afrouxar a prevenção, o mosquito se prolifera muito rápido”, destacou a titular da pasta, Gabrielle Roveta Melo.

Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Raysa Alves, algumas residências já foram notificadas. “Estamos intensificando as visitas domiciliares. Nossa equipe vistoria também o quintal dessas casas. A partir de agora, após notificarmos o dono da casa que encontrarmos foco do mosquito e ele persistir com possíveis criadouros, ele será multado”, explicou.

O dinheiro arrecado com as multas será destinado para uma conta específica da Vigilância Sanitária Municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de endemia durante as visitas domiciliares vistoriam banheiros, vasos de planas, ralos, caixas d’águas, quintais e qualquer objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito.

Até o momento foram notificadas 311 pessoas suspeitas de dengue, sendo 47 confirmados, sem contar nos casos que aguardam resultado no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves