terça-feira,
18 de novembro de 2025

Geral

Alfredo Chaves, único município capixaba contemplado com programa federal

Alfredo Chaves foi o único município do Estado contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), desenvolvido pelo governo federal. Somente 37 cidades brasileiras tiveram aprovação para receber o programa em 2016.

O PPA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Jacirley de Almeida Silva, o programa tem dois públicos prioritários: os beneficiários fornecedores, que são os agricultores familiares e os beneficiários consumidores, que são os indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional, aqueles atendidos por entidades ou instituições de ensino.

“Esse programa já foi executado com êxito este ano, atendendo a 20 produtores da agricultura familiar e oito entidades da rede socioassistencial. Devido realizarmos na totalidade e com excelência, conseguimos a aprovação para 2016”, afirma Silva.

Segundo a secretária, o governo federal disponibilizou recursos para 2016 no valor de R$ 75.530,07. “É importante ressaltar que dentre todos os municípios do Brasil somente 37 foram contemplados e Alfredo Chaves é o único do Espírito Santo. Isso se deu devido a execução correta do recurso em 2015”, disse.

De acordo com informações da pasta, em 2016 o município irá atender 12 produtores da agricultura familiar e a seis entidades da rede sócio-assistencial, garantindo alimentação balanceada para os usuários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que inclui o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente; Associação Casa Lar Aconchego do Idoso; Associação Pestalozzi e as creches municipais, Pequerruchos, Comecinho de Gente e Infância Feliz.

A seleção será feita através de uma chamada pública que será realizada pela Prefeitura Municipal. Para participar do programa, o fornecedor de produtos deverá possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), instrumento que qualifica a família como da agricultura familiar; possuir Inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, bem como apresentar documentos pessoais que serão solicitados de acordo com a chamada pública.

A titular da pasta disse que para ser novamente contemplado com o PPA, “o município recebeu três visitas técnicas, que comprovaram a excelência da execução do projeto”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves