![]() |
A vereadora e pedagoga do Lüebke, Leila David ao lado do aluno – Foto: Rael Sérgio |
Rael Sérgio
O estudante Allan Zucolotto do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Lüebke de Vargem Alta, na região de montanhas do Estado, está classificado para a 2ª fase da XIV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que acontecerá neste domingo (25), no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha em Vila Velha.
Segundo a direção da escola, o aluno vargem-altense obteve notas acima do ponto, e foi o único da Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo, classificar para próxima fase.
A OBB é organizada nacionalmente pelo Instituto Butantan, do estado de São Paulo, e nela participam alunos de escolas públicas e privadas. A competição é divida em três fases e explora conteúdos do ensino de Biologia ensinados nos três anos do Ensino Médio. Para participar o candidato precisa ter conhecimento sobre Botânica, Citologia, Ecologia, Etologia, Zoologia, Biossistemática, Genética e Evolução e Noções de Farmacologia.
A OBB tem os seguintes objetivos: Despertar o interesse do estudante pela Biologia, aproximar a universidade do ensino médio, permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social, promover intercâmbio de ideias e de experiências em salas de aula no território brasileiro e em eventos internacionais, estabelecer relações amistosas entre os jovens de diferentes países.
![]() |
Escola Estadual Presidente Lüebke de Vargem Alta |
O diretor da escola Johnny Sinhorelli destacou que o aluno Allan tem comprometimento e o esforço, e sempre se aperfeiçoando em buscar mais conhecimento. “Essa conquista mostra nosso trabalho em equipe, e mais uma vez comprova toda a qualidade de ensino que nossa escola oferece para todos os nossos alunos”, comemora o diretor.
Camila Marin, pedagoga do Ensino Médio informou que é muito importante à escola promover e incentivar a participação dos estudantes para que surjam as inovações científico-tecnológicas.
A vereadora Leila David, que também é pedagoga do Lüebke contou ao portal Notícia Capixaba que a Superintendente de Educação Adriana David, comemorou a conquista, e parabenizou a escola e o aluno pelo excelente resultado obtido.
“Temos que despertar o interesse dos jovens estudantes pela pesquisa científica, estimulando a participar de eventos que despertam seu crescimento intelectual e científico”, disse Leila, completando ainda que a Secretaria de Educação de Vargem Alta disponibilizou o transporte para o aluno participar da segunda fase.