quarta-feira,
02 de julho de 2025

Geral

Alunos da Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu realizam trabalho com plantio de uvas

A Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu, zona rural de Domingos Martins, desenvolve o projeto prático-pedagógico de plantio de uvas. A iniciativa é mais um dos trabalhos interdisciplinares de inovação desenvolvido na propriedade da unidade de ensino.

No final de 2014, alunos e professores iniciaram o plantio por meio de medidas de área, coleta de terra para análise de solo, abertura das covas, adubação e plantio de porta-enxertos de uva, que foram disponibilizados pela Secretaria.

Em julho deste ano, após as plantas apresentarem bom estado de desenvolvimento, o técnico em agropecuária, Áter Luiz Hand, assessorado pelos agricultores e viticultores Jandir Gratieri de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves) e Sidnei Strey da Penha, de Ponto Alto, realizaram os procedimentos práticos de enxertia (fixação de um pedaço do ramo no caule de outro vegetal).

Plantio de uvas EFA São Bento 13

Gratieri ensinou a enxertia por garfagem baixa, prática herdada de seus antepassados. Já Sidnei realizou a técnica de garfagem alta. Estes procedimentos também foram praticados pelos educandos do 9º ano. Grande parte dos alunos, motivados pela iniciativa, já levaram o material para suas propriedades, onde pretendem implantar a cultura e aplicar os conhecimentos adquiridos no manejo do cultivo.

“É notório que a viticultura vem ganhando espaço em nosso município e a escola possibilita esta prática desde a implantação às técnicas de enxertia, poda e condução da planta. Vale ressaltar que foram plantados 60 pés. Nesse sentido, a escola aposta na diversificação das culturas, e com isso, incentiva a implantação da viticultura nas propriedades familiares dos educandos”, disse a diretora Vanilza Entringer Schuck.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação

Geral

Chamas destroem casa de madeira e se alastram para imóvel ao lado no Centro de Marechal; veja vídeo

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262