quinta-feira,
20 de março de 2025

Geral

Alunos da Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu realizam trabalho com plantio de uvas

A Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu, zona rural de Domingos Martins, desenvolve o projeto prático-pedagógico de plantio de uvas. A iniciativa é mais um dos trabalhos interdisciplinares de inovação desenvolvido na propriedade da unidade de ensino.

No final de 2014, alunos e professores iniciaram o plantio por meio de medidas de área, coleta de terra para análise de solo, abertura das covas, adubação e plantio de porta-enxertos de uva, que foram disponibilizados pela Secretaria.

Em julho deste ano, após as plantas apresentarem bom estado de desenvolvimento, o técnico em agropecuária, Áter Luiz Hand, assessorado pelos agricultores e viticultores Jandir Gratieri de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves) e Sidnei Strey da Penha, de Ponto Alto, realizaram os procedimentos práticos de enxertia (fixação de um pedaço do ramo no caule de outro vegetal).

Plantio de uvas EFA São Bento 13

Gratieri ensinou a enxertia por garfagem baixa, prática herdada de seus antepassados. Já Sidnei realizou a técnica de garfagem alta. Estes procedimentos também foram praticados pelos educandos do 9º ano. Grande parte dos alunos, motivados pela iniciativa, já levaram o material para suas propriedades, onde pretendem implantar a cultura e aplicar os conhecimentos adquiridos no manejo do cultivo.

“É notório que a viticultura vem ganhando espaço em nosso município e a escola possibilita esta prática desde a implantação às técnicas de enxertia, poda e condução da planta. Vale ressaltar que foram plantados 60 pés. Nesse sentido, a escola aposta na diversificação das culturas, e com isso, incentiva a implantação da viticultura nas propriedades familiares dos educandos”, disse a diretora Vanilza Entringer Schuck.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público de Contas propõe representação contra 16 municípios por omissão na cobrança de taxa de resíduos da saúde

Geral

Prefeitura de Presidente Kennedy assina ordem de serviço para captura e transporte de animais de médio e grande porte

Geral

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar por falhas no serviço em Cachoeiro

Geral

Parlamentar faz indicação sobre remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Piúma

Geral

“A casa caiu”: GAECO realiza operação na Câmara de Vereadores de Rio Novo do Sul

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo

Geral

Wanderson Amorim é novo secretário de comunicação de Cachoeiro

Geral

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente irá a júri popular