Portal Notícia Capixaba
Araguaia, distrito de Marechal Floriano, amanheceu triste na manhã desta quinta-feira (24), após a notícia do falecimento, aos 84 anos, do idealizador da construção da “Casa do Nonno”, Sr. Angelo Uliana.
A sua neta, Izabela Uliana Boldrini informou para o portal Notícia Capixaba, que “Sr.Angelin”, como era conhecido carinhosamente na região, morreu após sofrer um infarto.
“Sr.Angelim” deixa grande legado
Para resgatar a cultura dos imigrantes italianos de Araguaya, a comunidade liderada pelo Sr. Angelin Uliana e Mitinho Grecco, iniciaram a construção “Casa do Nonno”, que tem cerca de 22 metros quadrados e foi construída com taipa de sopapo, uma técnica construtiva antiga que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com madeiras originais utilizadas pelos primeiros imigrantes italianos, e vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, depois foram preenchidos com barro, transformava-se em parede. E hoje a “Casa do Nonno”, é um dos pontos turístico de Araguaya.
Comoção; nas redes sociais, muita comoção pelo falecimento do Sr.Angelin.
“Um grande guerreiro que terminou sua jornada na terra…/Homem de grande coração, que por onde passava deixava seu sorriso exposto no rosto…/Meu nonno…./hoje partiu… nos deixou para estar na presença de Deus……/te amaremos eternamente!”, disse emocionada sua neta, Izabela Uliana Boldrini.
Gabriela Stöckl – “Meus sentimentos a todos vocês da família e da comunidade de Araguaia. Seu Angelin é um exemplo de pai, esposo, avô e amigo. Deixará saudades e boas recordações. A chuva que cai hoje são lágrimas que escorrem do céu. Que Deus o acolha de braços abertos em sua infinita bondade e misericórdia”.
“Sr. Angelin, é um exemplo, pois seu trabalho voluntário na comunidade e também filho de imigrante italiano, tornou-se realidade um sonho que foi a construção da Casa do Nonno”, contou um morador.