segunda-feira,
20 de janeiro de 2025

Geral

Arquivo Público recebe apresentação do aplicativo “Aprenda Pomerano”

Os pomeranos, que chegaram ao Brasil a partir da segunda metade do século XIX, têm hoje a sua língua oficializada, junto ao português, em cinco municípios capixabas. Considerando o interesse e uso do idioma pelos descendentes, o pedagogo Hilderson Jacob e as professoras Lilia Jonat Stein e Sintia Bausen Küster desenvolveram o aplicativo “Aprenda Pomerano” para dispositivos móveis. O projeto será apresentado pelos seus idealizadores no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), nesta quarta-feira (07), às 18h30.

O Programa é uma realização do Ponto de Memória “Pomerano para Todos” e foi contemplado pelo Funcultura – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o apoio do Ministério da Cultura – por meio do Instituto Brasileiro de Museus-Ibram. Ao acessar o aplicativo, disponível para download gratuito no Google Play, o usuário encontra diversas funcionalidades, como a tradução em tempo real e por voz.

Segundo Hilderson este software é o primeiro do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. Para ele, o aplicativo vem para fortalecer e divulgar a cultura dos seus antepassados e tem tido um alcance maior do que o previsto. “O programa já teve mais de sete mil downloads. Não somente pessoas do Espírito Santo, mas de todo o país. Recebemos diversas mensagens nos dando o retorno sobre o aprendizado proporcionado. Acredito que o aplicativo permita o registro da memória da nossa língua e motiva outras ações de preservação e valorização cultural”.

Pomeranos

A Pomerânia era um espaço limítrofe entre a Europa e o Mar Báltico. A historiadora Cione Marta Raasch Manske, no livro “Pomeranos no Espírito Santo”, ressalta que o solo fértil, a diversidade hídrica e a localização estratégica desencadearam disputas pela posse da terra no século X, deixando-a marcada por guerras, epidemias e fome. A imigração, neste contexto, mostrou-se como uma opção para a sobrevivência. Durante um período prolongado, diferentes guerras devastaram o local.

Em 1720 o território é conquistado pela Prússia, que em 1817 institui a Província Prussiana da Pomerânia. No século XIX, conforme informa a autora, mudanças políticas, econômicas e sociais contribuíram de forma significativa para o agravamento da situação de crise. A instabilidade social gerada pelo desemprego impulsionou os pomeranos a imigrarem para o Brasil, primeiramente em Santa Catarina e no Espírito Santo, aonde desembarcaram na década de 1850.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Documentário revela a vida e o legado de padre de Venda Nova do Imigrante

Geral

Chuva alaga ruas e acende alerta de transbordamento de rio em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Cesan suspende abastecimento em Ponto Alto, Domingos Martins

Geral

Chuva deixa 167 pessoas desalojadas em Cachoeiro

Geral

Prefeito de Alfredo Chaves discute melhorias no trânsito da cidade com o Detran

Geral

Veja vídeo: Prefeitura de Cachoeiro trabalha de forma imediata para conter transtornos causados pelas fortes chuvas

Geral

Descubra Alfredo Chaves: o destino perfeito para o verão 2025

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma