sexta-feira,
25 de abril de 2025

Educação

Cachoeiro é destaque no Prêmio Professores do Brasil

Trabalho inscrito é focado no incentivo à produção de texto – Foto: PMCI/Secom

 

O relato de experiência da professora Geisa Nara Dias da Silva, do 2º ano fundamental da escola municipal Anísio Vieira Ramos, foi avaliado e selecionado em primeiro lugar na fase estadual do Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, do 11º Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação.

 

A professora se inscreveu enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com os alunos a partir da temática: “O que tem a nos dizer as produções de textos dos alunos?”. Concorrendo com professores de todo o estado do Espírito Santo, seu trabalho ficou com o melhor conceito.

 

Agora, está selecionada para participar da etapa nacional, em que vai concorrer com docentes de todo o Brasil. Esse já é o segundo ano que ela fica bem colocada. Ano passado, ficou em segundo, no mesmo concurso, com o trabalho “Desenho que virou letra”.

 

Foco na produção de texto

 

A professora Geisa Nara Dias da Silva conta que o trabalho inscrito é focado em produção de texto. Ela, que é efetiva na rede desde 1998, acompanha a turma na qual o projeto foi desenvolvido desde o ano passado e tem observado as conquistas alcançadas. 

 

“No início do ano, notei que os alunos se interessavam em escrever bilhetes para os colegas e para mim, então vi o interesse dessa comunicação na língua escrita. Entre as atividades propostas, li, para eles, um livro, o ‘Cachinhos Dourados’, de Ana Maria Machado, e sugeri que eles fizessem textos sobre as imagens. Deparei com um resultado muito pobre, sem elementos de coesão, coerência, sem fatos”, lembra.

 

A partir de então, ela resolveu comparar com os bilhetes, que tinham escrita mais rica, mensurar em gráficos a habilidade de cada um, desenvolvendo sequências didáticas que pudessem sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos. As propostas também mudaram e focaram em questões mais voltadas às necessidades e peculiaridades dos alunos. O resultado mudou.

 

“Daí surgiu o nome: ‘O que tem a nos dizer as produções de texto dos alunos?” Ao tirar o ponto de partida para as produções das imagens e começar a elaborar propostas que vinham a atender as reais necessidades de produção, eles tinham muito mais a me falar: tinham argumentos, motivação, interlocutor. O trabalho ficou muito mais rico e incluímos também visitas à biblioteca e exercícios de leitura em família”, complementa.

 

Qualidade na educação pública

 

A conquista foi comemorada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro, que tem incentivado a prática pedagógica diferenciada, focada no aprendizado e protagonismo do estudante, bem como na qualidade do ensino da rede pública.

 

“Essa conquista nos aponta o caminho para a busca da qualidade na educação, conforme preconiza o Plano Municipal de Educação, metas 02 e 05, pois fortalece os mecanismos de apoio a práticas desenvolvidas pelos docentes da rede municipal de ensino e fomenta as práticas pedagógicas inovadoras que asseguram a alfabetização”, acrescenta a secretária de Educação, Cristina Lens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal

Educação

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Educação

Estudantes da escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta participam de simulação de eleições

Educação

Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

Educação

Banda da Escola Presidente Lüebke marca abertura do evento ‘Agosto Lilás’ em Vargem Alta

Educação

Teatro em escola é destaque como ferramenta pedagógica, e descobrindo talentos em Marechal

Educação

Escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta, desenvolve projeto interdisciplinar de combate à dengue

Educação

Estudantes de cursos técnicos e universitários, de Marechal Floriano, assinam contrato em programa de auxílio financeiro