terça-feira,
18 de novembro de 2025

Geral

Caminhada para sair da rotina e apreciar belas paisagens em Alfredo Chaves

Uma das atividades físicas mais comuns é a caminhada. Não é preciso gastar nada e pode ser realizada por pessoas de todas as idade que, normalmente, aproveitam a manhã ou o final da tarde para exercitarem. Dentre os locais escolhidos para essa atividade física, o calçadão das praias é o mais procurado por muitos. Mas, saindo da rotina, uma turma se reúne e realiza essa prática em um local inusitado.

Levando ao pé da letra a expressão popular “andar na linha”, os participantes da “Caminhada nos trilhos” realizam o percurso de quase 10 quilômetros, entre as estações ferroviárias de Matilde e Ibitiruí, em Alfredo Chaves, passando pelos trilhos de trem. Todo o trajeto é feito a pé.

Um dos responsáveis pela organização de excursões para o local é Alexandre Ramos. Segundo ele, a ideia surgiu com base na paixão que ele sentia por trens. Vendo fotos e vídeos de um amigo, que já realizava esse percurso, organizou o evento, que vem ganhando cada vez mais participantes.

Quem participa dessa trilha pode desfrutar das belas paisagens rurais, passar por pontes, plantações e conhecer, opcionalmente, o túnel de Matilde, muito apreciado pelos visitantes do local. Na chegada ao destino, o participante é convidado a se aventurar por mais 1,5 quilômetro pela estrada de chão do distrito de Ibitiruí, e conhecer a Cachoeira da Vovó Lúcia, um dos destinos mais procurados pelos praticantes de rapel.

Alexandre lembra que as pessoas que querem participar dessa caminhada, é importante gozar de boa saúde, sem restrições médicas, não ter medo de altura e nem de escuro, ter resistência e gostar da natureza. “Para nosso percurso orientamos levar lanches leves, frutas e bastante líquido. Usar roupas leves, tênis ou bota específica para caminhadas”, orienta ele. Vale lembrar também que a caminhada é penosa e com trechos difíceis e perigosos.

Além desse percurso, Alexandre também organiza uma caminhada maior, com 24 quilômetros, saindo da estação de Viana, e chegando à Santa Isabel, em Domingos Martins. Sendo a mais procurada pelos aventureiros, essa opção passa por pontes mais altas, túneis sem iluminação e diversos pontos onde param para descansar, se alimentar e aproveitar a natureza.

Para os interessados na aventura, a próxima caminhada nos trilhos acontece no próximo dia 12 de junho. O valor do transporte é de R$ 35, e os pontos de embarque são em Laranjeiras, Goiabeiras, Vila Velha e Campo Grande. Mais informações no telefone (27) 99998-2833.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves