sexta-feira,
14 de novembro de 2025

Geral

Captação de água de chuva pode ser obrigatória em novas construções públicas

A captação de água de chuva poderá ser obrigatória em novas construções públicas. É o que prevê projeto aprovado nesta última quarta-feira (9) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. O texto, que seguiu para a Comissão de Meio Ambiente, também obriga que novas construções incluam no projeto técnico da obra a instalação de sistema de captação de água da chuva para reuso não potável.

O projeto, do senador Donizeti Nogueira (PT/TO), obriga as novas construções públicas ou privadas a incluir no projeto técnico de obras a instalação de sistema de captação de água da chuva. O senador afirmou que a grave seca enfrentada em muitas regiões do país exige medidas para impedir o desperdício de água limpa e reduzir o consumo com aproveitamento da água de chuva em atividades que não exigem consumo direto, como limpeza.

O relator, senador Gladson Cameli (PP/AC), apresentou emenda para que no caso de imóveis particulares, a obrigação se restrinja às construções residenciais e comerciais com mais de 200 metros quadrados de área construída. Mas, a maioria dos senadores da Comissão preferiu manter o texto original, de 300 metros.

Eles argumentaram que proprietários de pequenos imóveis não teriam condições financeiras de pagar pela instalação e manutenção. O senador Donizeti Nogueira concordou com a mudança: “A gente separa a parte que é pública, que é obrigatória, e traz a parte comercial e industrial também para a parte privada neste número limite acima de 300 metros”, disse.

O projeto será analisado agora pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, de onde poderá seguir para a Câmara sem precisar passar pelo plenário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro