terça-feira,
06 de maio de 2025

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Redação

O Governo do Estado formalizou, nesta segunda-feira (05), a assinatura de contratos para locação de sistema de geração de energia renovável do tipo solar fotovoltaica. A medida visa atender unidades consumidoras de órgãos do Poder Executivo Estadual, promovendo sustentabilidade e economia.

A contratação é resultado de processo licitatório já concluído e tem valor total aproximado de R$ 38 milhões, com duração máxima de 120 meses. Ela prevê a geração de 8.400 MWh/ano por meio de miniusinas solares, quantidade suficiente para atender mais de 500 unidades de baixa tensão de 11 órgãos estaduais.

“Esse é um passo importante que mostra o compromisso do Governo com a sustentabilidade. Nossa ideia é cumprir com as nossas tarefas e fazer nossa parte. Uma de nossas orientações é para que a frota de veículos do Governo do Estado utilize o etanol, que é um combustível renovável. Queremos que toda nossa energia seja renovável. Assinamos agora esses contratos de locações de mini usinas para atender energia de baixa tensão e, em breve, vamos fazer o anúncio para média tensão”, antecipou o governador.

Neste momento, as instituições contempladas são as secretarias da Educação (Sedu), da Saúde (Sesa), da Justiça (Sejus), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além das polícias Militar (PMES) e Civil (PCES), os institutos de Atendimento Socioeducativo (Iases), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), de Previdência dos Servidores (IPAJM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).

Com a assinatura dos contratos, as empresas têm o prazo de até 12 meses para iniciarem o fornecimento de energia fotovoltaica.  A iniciativa possibilitará a redução da emissão de 5,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²), o que equivale ao plantio de 41,4 mil árvores – uma área correspondente a aproximadamente 35 estádios de futebol do tamanho do Kleber Andrade, em Cariacica. Além do benefício ambiental, com essa contratação o governo estima uma economia anual de R$522 mil com a redução dos custos com energia elétrica.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou que a migração para uma matriz energética mais limpa e renovável reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade e a busca por soluções eficientes para a Administração Pública. “Essa contratação representa um avanço significativo. Além da economia financeira, estamos promovendo a sustentabilidade, contribuindo para a preservação ambiental e incentivando o uso mais consciente da energia”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026

Política

Câmara de Cachoeiro cria comenda em homenagem ao legado de Theodorico Ferraço

Política

Gestão Ferraço: Cachoeiro registra crescimento de mais de 20% na abertura de empresas nos três primeiros meses de 2025