segunda-feira,
03 de agosto de 2026

Política

China, Rússia e países da América Latina felicitam Lula pela vitória

Brasília

 

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, neste domingo (30), líderes mundiais cumprimentam o candidato vitorioso.

 

O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou Lula na manhã de hoje (31), segundo a emissora estatal CCTV. "Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil", disse Xi.

 

"Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos."

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também parabenizou o presidente eleito pela conquista de um terceiro mandato. Em nota no site do Kremlin, Putin disse esperar o fortalecimento dos laços Brasil-Rússia e que o resultado da eleição mostra a "alta autoridade política" de Lula.

 

América Latina

 

Líderes da América Latina se manifestaram, ainda ontem, cumprimentando o petista. "Viva Lula", tuitou o colombiano Gustavo Petro, que em junho foi eleito o primeiro presidente de esquerda de seu país.

 

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse no Twitter que a “Sua vitória [de Lula] abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo".

 

"Parabéns irmão", escreveu o presidente boliviano, Luis Arce. "Sua vitória fortalece a democracia e a integração na América Latina."

 

"A democracia venceu hoje no Brasil", disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cujos laços com Lula foram frequentemente citados por Bolsonaro para questionar o compromisso do PT com a democracia.

 

EUA, Canadá e Europa

 

O premiê inglês, Rishi Sunak, também se manifestou no Twitter. Nas primeiras horas desta segunda-feira, ele disse estar ansioso para trabalhar com o futuro presidente Lula: "Parabéns ao @LulaOficial sobre sua vitória nas eleições brasileiras.

 

Estou ansioso para trabalhar juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos.

 

Ontem, após o resultado oficial, outros líderes mundiais já haviam se manifestado. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou a vitória de Lula por meio de nota: "Envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir". 

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos "muitos desafios comuns".

 

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que "está ansioso para trabalhar" com o futuro presidente: "estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!"

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Paulo Hartung está fora do tabuleiro, e avisa nas redes sociais que não vai ser candidato em 2026

Política

Por problemas fiscais e falta de investimentos em saúde, conselheiros do Tribunal de Contas recomendam rejeição de contas de ex-prefeito de Mantenópolis

Política

Prefeito de Cachoeiro Theodorico Ferraço declara apoio a Casagrande ao Senado

Política

“A casa caiu no bairro Céu Azul em Piúma”: Operação cumpre 13 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão

Política

RealTime: Governador Ricardo chega a 41% e vence em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Política

Por aumento de despesa no final do mandato, Tribunal de Contas julga irregulares contas de ex-presidente da Câmara

Política

Trem das Montanhas avança com assinatura de acordo para cessão da Ferrovia Leopoldina

Política

Em meio a embate com a CPI, prefeito de Marechal Floriano quebra o silêncio e defende legado fiscal