Você já tirou uma foto num evento, aniversário, na praça ou na escola e quando foi ver sua pose se deparou com alguém que fez questão de aparecer sem ser convidado? Eis que vos apresento: “O Papagaio de Pirata”.
O termo é também muito usado na televisão para identificar os “inconvenientes” que procuram ficar por trás de jornalistas, quando os mesmos estão fazendo uma matéria, com o único objetivo de aparecer para as câmeras. E olha que, por incrível que pareça, tem gente que busca ganhar alguma fama com isso e, principalmente os pré-candidatos, querendo aparecer. Ou precisa tomar um chá de “semancol” e entender que a tal prática não está nos livros de etiqueta e moda.
Faltando pouco mais de seis meses para as eleições municipais da Região Serrana do Estado, surgem vários, dezenas deles, em todo tipo de evento, solenidade. Basta juntar um pouco de gente onde estarão fotógrafos e cinegrafistas que os tais pré-candidatos entram em cena, atrás de você mesmo, só pra aparecer de fininho ou serem citados por algum mestre de cerimônia. Sabe por quê? É que neste ano tem eleição e já começa a aparecer o Papagaio Político de Pirata. Esse é a treva!
São profissionais, de carteirinha; estudam o ângulo da câmera, acompanham os movimentos de repórter e entrevistado, acham sempre um jeitinho de se pendurar; aparecer. Chegam num evento público e dão um jeitinho pra alguém mandar anunciar que a figura está ali.
“Até lá, muita AVE DAS MONTANHAS vai querer ficar pendurada no ombro da mídia ou da política”, autor, Paulo Marcelo.