Música italiana e uma deliciosa polenta para não poderiam faltar na entrega da reforma da EMEF Jácomo Borgo, em Araguaia, na manhã desta quarta-feira. Um coral formado pelos alunos, que apresentaram duas canções tradicionais italianas, encantou a todos os presentes.
Logo após a abertura da solenidade, com o Hino de Marechal Floriano, foi a vez das crianças brilharem com as músicas italianas “Merica, Mérica” e “Bella Ciao”.
Ao final da bonita apresentação, o coral foi muito aplaudido.
Pais, professores e muitas pessoas da comunidade participaram da inauguração. Todos os seis filhos de Jácomo Borgo – Tarcísio, Marilena, Isabel, Lina, Theresinha e Eugênio – acompanharam a solenidade. Outros dois filhos do homenageado já são falecidos.
“Se tivessem me convidado para falar, não sei se teria condições. Ficamos muito emocionados com essa homenagem. Foi o meu pai que assinou o documento para a doação do terreno para o Estado, com a finalidade de construir a escola. Ele foi um educador. Ia no cruzeiro rezar com as crianças e dava aulas de catecismo em casa. Conseguiu realizar todos os objetivos de um homem: plantou árvores, escreveu um livro e deixou filhos. Nós estamos muito felizes”, disse Tarcísio Borgo, que ainda presenteou a escola com uma fotografia de Jácomo Borgo.
A diretora da EMEF Jácomo Borgo, Mara Cristina Hantequeste Moraes Modolo, agradeceu à comunidade por ser acolhida em Araguaia e falou um pouco sobre o homenageado Jácomo Borgo. “Hoje ouviremos falar de um homem que foi educador e que fez a diferença. Soube educar e ser uma pessoa melhor. Acho lindo quando temos a oportunidade de homenagear que foi tão importante. Aproveito a oportunidade para agradecer à comunidade e também à equipe de trabalho da EMEF Jácomo Borgo. Também agradeço à Secretaria de Educação e lembro que a nossa escola está sempre de portas abertas. Partilhamos com vocês essa felicidade.”
A secretária de Educação, Adenilde Stein Silva, parabenizou a equipe da escola. “Sempre fomos bem acolhidos aqui. Lembro que a nossa missão está sendo cumprida quando vemos o desenvolvimento dos nossos alunos, porque, grande parte da vida deles se passa na escola. Agradeço, também, a participação dos pais. Ficamos felizes em ter as nossas 16 escolas registradas e aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação.”
Os vereadores Dório Alfredo Braun e Cezar Tadeu Ronchi Júnior, que são de Araguaia, prestigiaram a solenidade. Dório Braun agradeceu o trabalho dos funcionários da prefeitura e lembrou que todos, em Araguaia, trabalham unidos. Ele também agradeceu a presença da Família Borgo. Cézar Ronchi ressaltou que Jácomo Borgo lutou muito para a construção da escola, na década de 60.
O prefeito Lidiney Gobbi também destacou a presença da família. “Eu fico muito feliz porque, nesta semana, homenageamos várias famílias daqui de Araguaia. E reconheço a importância disso. Foi por causa do nome dessa escola que descobrimos que o município tinha somente duas escolas registradas no Conselho Estadual de Educação. E, hoje, todas as nossas escolas estão aprovadas. Quero parabenizar a todos os que trabalham com a Educação em Marechal Floriano e dizer que Araguaia é um distrito abençoado.”