terça-feira,
17 de março de 2026

Geral

Comunidade comemora pavimentação asfáltica da estrada de Rio Fundo em Marechal Floriano

IMG 3604

Nem mesmo a chuva que caiu no fim da manhã deste domingo (26) desanimou os moradores e convidados que prestigiaram a inauguração do primeiro trecho de pavimentação e drenagem da Rodovia Municipal Bernardo Leonor Effgem – Trecho 1 (do Zoo Park à Praça Littig), em Rio Fundo.

O senhor Miguel de Souza, morador muito antigo da região e bastante conhecido, lembrou de como era a estrada de Rio Fundo antigamente. “Não existia a BR-262. Essa aqui era a estrada principal da nossa região. Passava-se pela estrada de Rio Fundo para seguir para Venda Nova e outros municípios. Mas era um atoleiro só. Era tudo muito difícil. E, hoje, a estrada está aí, asfaltada. Fica a minha admiração. Todos nós estamos de parabéns por esse trabalho, por essa obra que está sendo inaugurada.”

Como sabe de muitas histórias, Miguel de Souza satisfez a curiosidade de muitas pessoas e contou a razão pela qual o lugar foi batizado de Rio Fundo. “Quando o engenheiro veio medindo as terras, chegou até o rio. As pessoas disseram que ele poderia passar, pois o rio era raso. Mas ele pisou em um lugar onde tinha um redemoinho, e acabou afundando. Então ele disse: ‘ Vocês me enganaram. O rio é fundo’. Ele continuou fazendo o trabalho. Mas, quando se referia ao rio, falava ‘rio fundo’. Assim, ficou o nome do lugar.”

IMG 3894

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Rio Fundo, Luiz Endlich, estava muito feliz com a inauguração. “Em abril, estávamos neste mesmo local para a ordem de serviço. Hoje, estamos aqui para comemorar o término dessa obra tão importante para nós. Aproveito para agradecer à prefeitura pela reforma da escola e pela iluminação na subida da igreja, entre outros benefícios que a nossa comunidade recebeu.”

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Luis Magno Farias, lembrou do prazo de execução da obra. “´Tínhamos um prazo de 270 dias para entregar a obra. Mas finalizamos com 90 dias. O município vai para frente devido ao trabalho em equipe. E todos nós somos importantes para esse grupo, para conseguirmos realizar as ações.”

Os vereadores Cézar Tadeu Ronchi Júnior, Dório Braum, José Rodolfo Kröhling e Abrão Levi Kiffer marcaram presença na solenidade. Em seus discursos, eles ressaltaram que todas as comunidades do município foram contempladas com obras e receberam ainda outros benefícios.  

IMG 3953

 

O prefeito Lidiney Gobbi frisou que, mesmo diante de tantas dificuldades e após várias denúncias, o asfalto da estrada de Rio Fundo – 1º trecho – está entregue à comunidade. “Eu assumi o compromisso de que iríamos trazer o asfalto para cá, porque isso era prioridade para a comunidade. Agora, isso é realidade. Recurso público tem que ser bem aplicado, com respeito às comunidades. Quem deseja o bem, recebe o bem. O que estamos entregando a vocês, hoje, com essa obra, são aqueles recursos que vocês entregam ao município”, disse.

Para finalizar, o prefeito Lidiney Gobbi entregou ao presidente da Associação de Rio Fundo documentos relativos à pavimentação do segundo trecho da estrada, que vai do campo de futebol até a localidade do Miguel de Souza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Posto de Identificação de Cachoeiro de Itapemirim suspende atendimento ao público entre esta segunda-feira (16) e a quarta-feira (18)

Geral

Homem morre após carro cair em rio de São Bento do Batatal, em Alfredo Chaves; veja vídeo

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para melhorar sistema de estacionamento rotativo em Cachoeiro

Geral

Muro desaba, atinge casa e deixa um ferido em Vargem Alta

Geral

Fritadeira elétrica causa princípio de incêndio em restaurante na AABB de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Incêndio atinge cozinha de estabelecimento comercial em Marechal Floriano

Geral

22 municípios capixabas deverão regularizar taxa de lixo hospitalar a estabelecimentos privados

Geral

Nova etapa do Caminhos do Campo impulsiona infraestrutura rural em Domingos Martins