sexta-feira,
16 de janeiro de 2026

Meio Ambiente

Crianças pomeranas plantam mudas de árvores que vão salvar nascente do Rio Jucu

Foto: Divulgação

 

Por: Redação

 

Os pequenos pomeranos de Alto Tijuco Preto, em Domingos Martins, se divertiram com ação do Projeto Uruçu Capixaba. Na última sexta-feira (13), meninos e meninas de 4 aos 11 anos assistiram atentamente o engenheiro florestal, Guilherme Diniz falar sobre a importância das abelhas e do trabalho de polinização que elas fazem, auxiliando na preservação e manutenção da mata local.

 

Através do processo de conscientização e plantio de mudas ao redor da nascente as crianças aprenderam a conservar o meio ambiente e cuidar melhor do futuro da terra que se dedicam.  A nascente que passa pelo terreno da professora faz parte dos canais que abastecem o rio Jucu, responsável por pelo menos 25% do abastecimento de todo o Espírito Santo.

 

“Na minha casa a minha mãe põe fogo nas abelhas, mas ensinaram hoje que não pode, porque as abelhas são do bem”, contou a pequena Ana Paula Knack Schnder, de 6 anos. A garotinha também plantou mudas de árvores no terreno da professora Vanice Borghardt, que por amor cede o espaço da propriedade particular para as crianças fazerem educação física, recreio e brincarem nos fins de semana.

 

Todas as crianças da região, além de estudarem, também ajudam os pais na lavoura e se sentem orgulhosas das atividades do campo, onde plantam morango, café, milho, tomate, pimenta, repolho e, agora, aprenderam sobre a importância de reflorestar as áreas de nascentes.

 

O amor transbordou as salas de aula e ocupou o terreno da propriedade ao lado da Escola que atende crianças do ensino infantil até o 5º ano. Do lado da escola fica a propriedade da família da professora Vanice Borghardt que por amor e carinho às crianças cedeu o espaço para elas praticarem educação física, jogarem bola nos fins de semana, e nesta sexta-feira (13), mais uma vez a dedicação dela proporcionou a 32 crianças uma ação de meio ambiente realizada pelo Projeto Uruçu Capixaba.

 

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no estado do Espírito Santo, pelo Ibramar – Instituto Brasileiro do Mar. O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Vargem Alta ganha do governo do Estado Parque Estadual ‘Saíra-Apunhalada’ para proteger ave mais ameaçada do país

Meio Ambiente

Bromélia rara de cor vinho é descoberta em rocha isolada no Espírito Santo

Meio Ambiente

Nova espécie de rã é descoberta no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo

Meio Ambiente

‘ES reduz em 60% taxa de desmatamento em 2024’, afirma Idaf

Meio Ambiente

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul está temporariamente interditada para manutenção

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo