![]() |
Fotos: Mariany Coelho |
Mariany Coelho
Com muita música, tradição e moda de viola, o Fenavivar (Festival Nacional de Viola do Vargedo) chega à sua terceira edição. O evento acontece amanhã dia 12, e no sábado dia 13, na comunidade do Vargedo, em Afonso Cláudio, região serrana do estado.
O Festival é uma iniciativa dos irmãos André Matos e Beto Calil, que cantam em dupla, herança do pai, Calil Coelho de Matos que sempre cantou, compôs e defendeu a tradição da música caipira. André e Beto participam de festivais por todo Brasil e sempre tiveram o desejo de realizar um festival na cidade de Afonso Cláudio, e junto com o senhor Jorge Saiter que por muitos anos foi líder da comunidade do Vargedo e já realizava encontro de violeiros na festa de Nossa Senhora Aparecida que é padroeira da comunidade, montaram o festival.
![]() |
“O objetivo do festival é valorizar e exaltar a música raiz. Mostrar ao público que ainda existe muita gente compondo e lançando música raiz”, afirmou André Matos, um dos idealizadores do evento. |
Esse ano dez duplas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal concorrem aos R$ 15.000,00 em prêmios, dividido entre primeira, segunda e terceira colocação, prêmio de melhor violeiro e prêmio de participação para todas as duplas.
A expectativa é que mais de cinco mil pessoas passem pela comunidade do Vargedo nos dois dias de festival.