terça-feira,
14 de janeiro de 2025

Geral

Detran|ES e Polícia Civil combatem fraude no processo de Habilitação

Foto: Detran|ES

 

Redação

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e a Polícia Civil identificaram, na manhã desta terça-feira (02), uma fraude praticada no processo de habilitação a partir da tentativa de um instrutor de trânsito de Centro de Formação de Condutores (CFC) da Serra de burlar a validação facial obrigatória de um aluno, com vistas a facilitações no processo, no momento da aula teórica de legislação, em troca de pagamento ilícito.

 

A descoberta foi feita durante uma operação dos agentes de fiscalização do Detran|ES em conjunto com a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, fruto de uma denúncia anônima. A partir do alerta, a equipe de Habilitação do Órgão identificou que a câmera de videomonitoramento instalada no CFC para registrar as aulas havia sido desligada e que o tal instrutor burlou a presença de um aluno nas aulas. O setor, então, acionou a equipe de Fiscalização, que realizou a operação em parceria com a Polícia Civil.

 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que o órgão está atento à segurança dos processos de Habilitação. “Essa atitude pode resultar em risco ao trânsito, já que compromete a formação adequada dos alunos. Nós temos tecnologia para verificar todo o processo, com câmeras e registro biométrico em cada etapa, e nossas equipes estão alertas a qualquer tentativa de fraude contra a segurança nos processos de Habilitação. Contamos também com o cidadão para denunciar qualquer irregularidade para que o Detran, em parceria com a Polícia Civil, possa agir para garantir uma formação de qualidade e com lisura para todos os condutores”, disse.

 

“Após interrogarmos os envolvidos e testemunhas, foi relatado pelo aluno que ele pagou um valor indevido ao instrutor para que garantisse a presença dele nas aulas de forma fraudulenta, já que não foi possível que frequentasse as aulas regularmente, o que comprometeria a sua aprovação por não alcançar frequência mínima necessária”, afirmou o delegado titular da Delegacia de Delitos de Trânsito Maurício Rocha.

 

O caso agora segue em investigação quanto à suposta prática de crime corrupção ativa, sob responsabilidade da Delegacia de Delitos de Trânsito, e será instaurado processo na Corregedoria do Detran|ES para apuração dos ilícitos administrativos.

 

Denúncia

 

Caso identifique alguma irregularidade no processo de formação dos condutores, o cidadão pode fazer denúncia por meio da Ouvidoria-Geral do Estado pelo telefone 0800 022 11 17  ou e-mail ouvidoria@es.gov.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Chuva alaga ruas e acende alerta de transbordamento de rio em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Cesan suspende abastecimento em Ponto Alto, Domingos Martins

Geral

Chuva deixa 167 pessoas desalojadas em Cachoeiro

Geral

Prefeito de Alfredo Chaves discute melhorias no trânsito da cidade com o Detran

Geral

Veja vídeo: Prefeitura de Cachoeiro trabalha de forma imediata para conter transtornos causados pelas fortes chuvas

Geral

Descubra Alfredo Chaves: o destino perfeito para o verão 2025

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio