quarta-feira,
15 de abril de 2026

Geral

Detran realiza campanha que alerta para o uso de redes sociais e celular ao volante

Atento às consequências negativas decorrentes da utilização do celular ao volante, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) colocou no ar, nesta semana, uma campanha educativa para conscientizar os capixabas de que redes sociais não combinam com direção.

 

O aumento do número de aparelhos celulares e a popularização nos preços de planos de telefonia aliados à desobediência das leis de trânsito têm feito com que muitos condutores causem ou se envolvam em acidentes.

 

Dados da Administração Nacional de Segurança Viária (NHTSA) mostram que o uso do aparelho celular aumenta em 400% os riscos de sofrer um acidente no trânsito. No Brasil, a situação representa a terceira maior causa de mortes nas cidades.

 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a educação no trânsito será cada vez mais difundida no Espírito Santo por meio de campanhas, ações educativas e novos projetos para reduzir o número de acidentes causados por distração e imprudência nas vias e rodovias.

 

“Nos três primeiros meses desse ano, mais de 4.200 multas foram aplicadas no Espírito Santo porque pessoas cometeram infrações ligadas ao uso do celular ao volante. Não se trata de uma infração sem importância. Pessoas morrem no trânsito por causa do uso do celular e todos precisamos mudar essa realidade”, assinala Givaldo Vieira.

 

A campanha na mídia

 

Veiculada na televisão, no rádio, nos jornais impressos e em portais na Internet, a campanha educativa se baseou em um estudo feito em 2017 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). O levantamento aponta, por exemplo, que desviar o olhar para responder uma mensagem à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados. Ou seja, a 120 metros.

 

A propaganda, produzida com simulações do uso de aplicativos de mensagens e redes sociais ao volante, tem um mesmo cenário e três personagens diferentes: o condutor abre a porta do carro, coloca o cinto de segurança, liga o veículo e, por último, amarra uma venda nos olhos. Em seguida, a tela fica preta e aparece a simulação de uma conversa nas referidas redes sociais com mensagens que reproduzem dados do estudo feito pela Cesvi. O objetivo da campanha é abrir os olhos dos capixabas para que não usem o celular ao volante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Mais de 2 mil fiéis participam da Romaria da Diocese de Cachoeiro na Festa da Penha 2026

Geral

Mãe denuncia que, apesar da repercussão, sala de aula em que o filho de 12 anos estuda, em escola municipal de Marataízes, continua sem ar-condicionado e com o ventilador quebrado

Geral

Agressor de mulher usará tornozeleira de imediato; lei já está em vigor

Geral

Justiça determina afastamento de delegado de Venda Nova do cargo após denúncia do MPES

Geral

Corpo de Bombeiros realiza resgate técnico e mobiliza operação complexa para salvar cachorro em área de difícil acesso em Domingos Martins

Geral

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Geral

Pesquisa de preços dos itens da Torta Capixaba aponta diferença de até 73% para o mesmo produto

Geral

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF