quinta-feira,
13 de novembro de 2025

Geral

Dia de Campo sobre aproveitamento agrícola da água do processamento dos frutos do cafeeiro foi realizado em Venda Nova

A propriedade do senhor Laerte da Silva, localizada em Sapucaia, município de Venda Nova do Imigrante, tornou-se cenário de transferência de tecnologias para mais 40 produtores e técnicos da Região Serrana, durante o Dia de Campo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que abordou o tema “Aproveitamento Agrícola da Água do Processamento dos Frutos do Cafeeiro”.

A primeira apresentação foi realizada pelo professor Juarez de Souza e Silva, que enfatizou a necessidade de os produtores e técnicos estarem atentos às tecnologias disponíveis que atendam às necessidades dos arranjos produtivos. “É necessária a busca por metodologias simples e de baixo custo e sempre usar ao máximo os recursos locais, materiais e humanos”, disse o palestrante.

O pesquisador da Embrapa, Sammy Fernandes Soares, abordou a “Disposição da Água do Processamento de Café (APC) no solo: Aspectos legais”. O pesquisador enfatizou a necessidade de uniformizar as interpretações da legislação em vigor visando aproveitar melhor as características orgânicas e inorgânicas contidas na APC.
O professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Aldemar Polonini Moreli, explicou aos participantes que o próprio produtor pode construir uma unidade de processamento, adquirindo apenas um descascador de café, diminuindo os custos do investimento. Explicou também sobre o método correto de reuso e recirculação da água utilizada no processamento. “A APC não interfere na qualidade do café e os produtores devem empregar as técnicas de processamento, secagem e armazenagem para obterem um produto de excelência”, disse o palestrante.

O pesquisador do Incaper, Luiz Carlos Prezotti, falou sobre a contribuição possível de ser obtida com o reuso da água do processamento do café, sendo uma tecnologia que contribui para a reciclagem de nutrientes no solo. As APCs possuem uma composição que as classificam como ricas em nutrientes orgânicos e inorgânicos, especialmente o potássio e matéria orgânica, oriundos da polpa do café. Seu emprego, adequado, na agricultura é uma opção de reaproveitamento deste resíduo, evitando impacto para o meio ambiente, possível de ser causado quando descartado inadequadamente.

Unidade de Processamento: lavagem e despolpamento do café

Após as apresentações, os participantes se dirigiram à unidade de processamento (UP) da propriedade, onde o pesquisador da Epamig, Sérgio Maurício Lopes Donzeles, explicou o manejo correto do lavador e despolpador de café. Os produtores tiveram a oportunidade de assistir ao funcionamento da UP e tirar as dúvidas sobre o reuso da água do processamento do café e seus benefícios para a propriedade, com de toda equipe do projeto. Por fim, os produtores voltaram-se para a lavoura e acompanharam a aplicação da APC a partir da fertirrigação na cultura do café, com orientações de Luiz Carlos Prezotti, que ainda falou sobre os benefícios econômicos obtidos com o emprego desta atividade.

Cafeicultura em Venda Nova do Imigrante

A cafeicultura destaca-se como uma das principais atividades econômicas do município. De acordo com os técnicos organizadores do Dia de Campo sobre cafeicultura, deve haver continuidade de ações nessa área, pois é uma atividade que precisa ser aprimorada no município, já que é uma reivindicação apresentada nos diagnósticos realizados com os beneficiários do Projeto Ater Sustentabilidade.

O chefe do escritório do Incaper de Venda Nova do Imigrante, Evaldo de Paula, disse que este Dia de Campo, idealizado e realizado em parceria com o Ifes e o Consórcio Pesquisa Café, foi muito importante e trouxe inovações tecnológicas práticas para o agricultor familiar. “Essas ações foram formatadas com a efetiva participação dos agricultores, que hoje colhem os frutos através de capacitações como esta, que são direcionadas para o público-alvo de acordo com a necessidade local”, afirmou.

Ele ainda disse que um Dia de Campo sobre tangerina ponkan e um curso sobre bovinocultura de leite serão realizados no mês de outubro deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro