terça-feira,
01 de julho de 2025

Política

Eleições 2020: 117 municípios terão candidato único a prefeito

Brasília

 

Enquanto a disputa às prefeituras movimenta vários municípios brasileiros, especialmente as capitais dos estados, 117 cidades já sabem quem vai ocupar o maior posto do Executivo local a partir de 1º de janeiro de 2021. É que nessas localidades apenas um candidato vai concorrer. 

 

Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base em informações preliminares divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a concentração da candidatura única está nos municípios do Rio Grande do Sul, onde 34 das 497 cidades têm apenas um nome concorrendo ao cargo. Em seguida, aparecem os estados de Minas Gerais e do Paraná com, respectivamente, 20 e 17 municípios na mesma situação. Sem concorrência, se a candidatura for homologada pela Justiça Eleitoral, o registro de um único voto garante a vitória a essas pessoas.

 

Na avaliação do cientista político Murilo Aragão, situações como essa não são necessariamente um problema. “Elas resultam de uma fragilidade da oposição, decorrente do êxito do comando do município. Outro problema é fragilidade dos partidos no Brasil, que desestimula candidaturas”, avaliou.

 

A CNM identificou também que em 37% dos municípios o embate deve ocorrer entre duas candidaturas. A polarização deve fazer parte das eleições em 2.069 municípios, onde vivem 20,9 milhões de pessoas ou 10% da população brasileira. Os dois candidatos a prefeito dessas cidades irão disputar a preferência de um total de 16,4 milhões de eleitores.

 

Os dados consolidados pela CNM foram publicados pelo TSE no dia 27 de setembro.

 

Fonte: Agência Brasil 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Contas do prefeito de Vargem Alta Elieser Rabello de 2023 é aprovada com “ressalvas”, pelo Tribunal de Contas; entenda o caso

Política

Motta defende derrubada do IOF pelo Congresso e critica polarização do “nós contra eles”

Política

‘Até quando eu e Ricardo estiver no governo, Piúma não ficará abandonada’, afirma Casagrande, na assinatura do início da segunda fase de revitalização da orla

Política

STF decide que procurador-geral de Câmara Municipal deve ser concursado, onde houver Procuradoria instituída

Política

Derrota para o governo Lula: Câmara aprova projeto que suspende aumento do IOF

Política

Prefeito itinerante de Marechal Floriano: “Nosso objetivo é de aproximar a gestão pública da comunidade e conhecer de perto os desafios”, diz Lidiney Gobbi

Política

Oposição quer derrubar novo decreto sobre IOF; governo busca entendimento

Política

Prefeito anuncia primeiro hospital e maternidade da história de Marataízes