segunda-feira,
17 de novembro de 2025

Geral

ES é o primeiro estado do país a emitir documentação civil para pré-egressos do sistema prisional

Redação

 

Mais uma vez o Estado do Espírito Santo assume o protagonismo em ações de destaque nacional. Trata-se da emissão de documentos para pré-egressos do sistema prisional pelo Sistema Eletrônico de Execução Unificado, o SEEU, uma iniciativa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) e Depen/MJ (Ministério da Justiça).

 

De acordo com a Coordenadoria das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES, os egressos do sistema prisional apontavam a falta de documentação como um dos maiores entraves para buscar novas oportunidades, pois 80% desses egressos não possuem documentos pessoais no prontuário dos estabelecimentos prisionais.

 

Por essa razão, desde 2019, o Conselho Nacional de Justiça vinha articulando uma ação nacional para superar esse desafio. Uma das frentes dessa iniciativa é a emissão de documentos na porta de saída, realizada com o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

 

E o Espírito Santo foi o primeiro estado a emitir certidões de nascimento a partir do novo fluxo, graças ao trabalho conjunto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Coordenadoria das Varas criminais e de Execuções Penais do TJES, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário no Estado e da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus).

 

O desembargador Fernando Zardini Antônio, supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais e supervisor do GMF no TJES, destacou a importância dessa ação para o resgate da cidadania das pessoas que deixam o sistema prisional.

 

“Acreditamos que a documentação civil é o primeiro degrau deste almejado processo de ressocialização, devolvendo ao egresso o sentimento de pertencimento, de identidade, permitindo-lhe acessar as oportunidades de trabalho, acesso aos serviços públicos, tais como SUS e educação pública, entre outros. Na nossa visão, a garantia da documentação civil é sim o primeiro passo para o resgate da cidadania da pessoa que deixa o sistema prisional. De nossa parte, o GMF/ES envidará todos os esforços para pleno êxito dessa parceria viabilizando que todos os egressos tenham em mãos os seus documentos básicos da cidadania ao deixarem o sistema prisional”, destacou o magistrado.

 

O projeto conta com o inestimável trabalho desenvolvido pelo servidor do Tribunal de Justiça do Espírito Santo Leandro Oliveira, pela coordenadora de Gestão de Projetos Especiais, Thays Silva, e pela subsecretária de ressocialização, Regiane Kieper do Nascimento, ambas da Sejus.

 

A juíza coordenadora das Varas criminais e de Execuções Penais do TJES, Gisele Souza de Oliveira, ressaltou que foi esse esforço conjunto de atores estaduais com o CNJ, que permitiu que mais essa importante iniciativa tomasse forma no Estado.

 

“Podemos afirmar com absoluta certeza que o CNJ, através do Programa Fazendo Justiça, tem sido o grande propulsor dos avanços observados no sistema prisional capixaba, sempre pautado no resgate da cidadania e dignidade da população carcerária, bem como na criação de efetivas oportunidades de reinserção social para aqueles que estão deixando o cárcere, a exemplo da emissão de documentação civil. A equipe local do Fazendo Justiça tem mantido importante interlocução com todas as instituições que atuam na execução penal, propondo soluções factíveis e consensuais entre esses diversos atores, contribuindo para um crescimento institucional excepcional no Espírito Santo”, comemorou a magistrada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves