sábado,
15 de março de 2025

Saúde

ES tem cerca de 1,2 milhão de doses de Influenza disponíveis

Redação

 

Ao todo, cerca de 1.225.000 doses de vacinas da Influenza estão disponíveis à população para a imunização contra a gripe no Espírito Santo para a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com 2.561.200 doses distribuídas, foram aplicadas 1.335.408. Até esta quarta-feira (18), o Estado apresentava cobertura vacinal total de 67,4% nos grupos prioritários em que há meta de vacinação, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

 

De acordo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, é importante que toda a população-alvo da campanha, ou seja, acima dos seis meses de idade, seja imunizada.

 

“O apelo é que as pessoas não deixem de se vacinar contra a Influenza. Temos doses disponíveis nos municípios à população acima dos seis meses de idade. Aqueles que se encontram aguardando a D2 contra a Covid-19 ou que já completaram o esquema podem e devem se vacinar, seguindo o intervalo mínimo recomendado entre as vacinas”, orientou Danielle Grillo.

 

A coordenadora explica que é necessário o intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e da Influenza. “A orientação é que seja feita primeiramente a aplicação da vacina Covid-19, e atentar-se ao intervalo de aplicação entre as vacinas contra a Covid-19 e Influenza, que são de 14 dias”.

 

Até esta quarta-feira (18), a cobertura vacinal dos públicos-prioritários é de 73,8% para crianças; 70,6% para gestantes; 72,6% para puérperas; 62,1% trabalhadores da saúde; 104,4% indígenas; 64,5% idosos; e 49,2% para professores.

 

Cobertura vacinal por municípios

 

No Espírito Santo, conforme dados do SIPNI, desta quarta-feira (18), 17 municípios já haviam atingido a cobertura vacinal total do grupo prioritário preconizada pelo Ministério da Saúde – acima dos 90%, entretanto, de forma heterogênea entre os grupos.

 

São eles: Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Marilândia, Mucurici, Muniz Freire, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Sooretama e Vila Valério.

 

Por outro lado, três municípios ainda não atingiram ao menos 50% de cobertura vacinal desde o início da Campanha: Alegre (48,70%), Mantenópolis (35,80%) e Colatina (14,60%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Serviço de telemedicina começa neste mês a ser oferecido na rede municipal de Marataízes

Saúde

Prefeitura inicia processo para implantação da Telemedicina em Marechal

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta