sexta-feira,
28 de agosto de 2026

Geral

Espírito Santo tem mês de agosto com menor número de homicídios desde 1996

Foto: Hélio Filho/Secom

 

Redação

 

Pelo oitavo mês seguido o Espírito Santo apresenta recorde na redução de homicídios dolosos e crimes letais intencionais. Além do acumulado, o mês de agosto ainda foi o melhor dos últimos 23 anos, com registro de 71 casos contra 85 ocorridos em 2018, representado um decréscimo de 16,5% – o que equivale a 14 vidas perdidas a menos. Os dados foram apresentados na reunião de Coordenação Estratégica e Avaliação de Indicadores do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizada na manhã desta segunda-feira (16), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

 

No total, em todo o Estado, foram registrados este ano (de janeiro a agosto), 657 crimes letais intencionais, dado que engloba homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes. No ano passado, no mesmo período, já eram 791 casos. A redução é de 17% e resulta nos melhores índices desde 1996, quando a série histórica foi iniciada.

 

Durante a reunião de trabalho, o governador Renato Casagrande ressaltou o trabalho de coleta e análise de dados para combate à criminalidade no Estado:

 

“Ao retomar o programa Estado Presente neste mandato, pedi que nos especializássemos em combater a violência contra as mulheres, contra jovens, contra os negros, combatendo a violência diretamente nos grupos de maior vulnerabilidade. E para que o trabalho seja adequado, temos que conhecer os números. A coleta de dados pela Secretaria de Segurança é fundamental para abastecermos o Observatório. Conhecer a violência onde ela acontece, porque acontece e como acontece é fundamental para que nossa política tenha resultado. Temos um caminhar grande pela frente, mas o Estado Presente, da forma que estabelecemos com o pilar da segurança, social e com a integração, vai alcançar cada vez mais resultados”, afirmou.

 

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, ressaltou a importância do monitoramento frequente dos dados de criminalidades nas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) de todo o Espírito Santo, com metodologia e parceira com os outros poderes.

 

“Cariacica e Aracruz são um exemplo de como esse monitoramento, seguido da tomada de decisão e metodologia, funciona muito bem. No início do ano, esses dois municípios apresentaram dados negativos fora da curva e, com as forças-tarefas locais, integração entre forças policiais, hoje apresentam redução de homicídios e foram estabilizados.

 

Esperamos melhorar essa atuação dia a dia, sob a coordenação do nosso governador”, destacou Sá.

O secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, que atua na secretaria-executiva do Programa, falou sobre os dados apresentados na reunião.

“A análise dos indicadores estratégicos, referente ao mês de agosto, reforça a tendência de redução da criminalidade violenta no Espírito Santo. Pelo oitavo mês consecutivo alcançamos redução em relação a 2018. Em agosto foram registrados 73 homicídios contra 85 em 2018, sendo o melhor resultado de toda série histórica iniciada em 1996. No acumulado do ano registramos uma redução de 128 assassinatos em relação a 2018”, enfatizou Duboc.

Regiões

Das cinco Risps existentes no Estado, quatro apresentam redução, sendo duas delas com os melhores números de toda a série histórica, desde 1996. Na Grande Vitória a redução chega a 19%, com 81 mortes a menos que janeiro a agosto do ano passado, colocando 2019 como o melhor dos últimos 23 anos.

Outro local com resultado importante é a região sul. A redução nos índices de letalidade violenta já chega a 35%, sendo que em 2018 foram 63 assassinatos e esse ano, o número cai para 41 casos. Somente na região Noroeste há um pequeno aumento, com dois casos a mais em relação ao ano de 2018.

Painel

Durante a reunião, o diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apresentou o primeiro painel interativo de indicadores desenvolvido no âmbito do Observatório da Segurança Cidadã. O painel contém dados de ocorrências letais e perfil das vítimas.

Desenvolvido numa parceria entre IJSN, Sesp e Prodest, a nova ferramenta apresenta informações sobre homicídios dolosos, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte, mortes em confronto com a polícia e mortes no trânsito. Com formato dinâmico, intuitivo e interativo, é possível filtrar as ocorrências por ano, tipo de incidente, município e quantidade de vítimas. Os dados são apresentados ainda em formatos diferentes, com ranking, mapa, entre outros.

O painel está disponível no site do IJSN, na carteira de produtos do menu Observatório da Segurança Cidadã (www.ijsn.es.gov.br/observatorio-da-seguranca-cidada).

“Esse é mais um diferencial em inovação, tecnologia e base de conhecimentos, importante para a gestão da informação e o monitoramento dos indicadores do Programa Estado Presente. Além disso, é uma ferramenta de transparência, garantindo acesso de forma intuitiva e interativa aos dados para uso geral pela sociedade acadêmica e população capixaba”, destacou Lira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Pesquisa do Real Time Big Data diz que Ricardo chega a 47% na preferência dos capixabas e vence em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Geral

Ministério Público determina que a Prefeitura de Domingos Martins adote medidas urgentes para proteger animais em canil

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios do nordeste capixaba melhorem as ações de enfrentamento à pobreza

Geral

Corpos dos irmãos Gérson Peterle e Itamar Peterle, que morreram após o naufrágio de uma embarcação no Pará, chegam nesta quinta (13) em São Bento de Urânia

Geral

‘Auxílio-alimentação, em Marechal Floriano’: Prefeitura se manifesta sobre paralisação dos servidores

Geral

Prefeitura de Cachoeiro alerta para tentativa de golpe com falsas notificações enviadas por e-mail

Geral

Bombeiros resgatam novilha presa em ravina há dois dias em área de difícil acesso em Afonso Cláudio; veja vídeo

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge apartamento em Venda Nova

plugins premium WordPress