quinta-feira,
28 de maio de 2026

Agricultura

Exportações do Agronegócio Capixaba atingem 1,7 bilhão de dólares em 2022

Redação

 

Celulose, cafés, pimenta-do-reino, carne bovina, mamão, gengibre, chocolates, álcool e muitos outros produtos do Espírito Santo foram comercializados e consumidos por mais de 100 países em 2022, gerando divisas da ordem de 1,7 bilhão de dólares para o agro capixaba. Em relação ao ano de 2021, houve um pequeno crescimento de 0,7% no valor da comercialização internacional.

 

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, por meio da Gerência de Inteligência e Análise (GIA/Seag), realiza bimestralmente um levantamento detalhado das exportações do agronegócio capixaba, a partir dos dados originais do Agrostat/Mapa e do Comexstat/MDIC.

 

As maiores variações positivas sobre o valor comercializado foram para chocolates e preparados de cacau (+28%) e carne bovina (+26%).  Dos três principais produtos da pauta das exportações do agronegócio capixaba, que representam mais de 91% do valor total comercializado, celulose e pimenta tiveram variação positiva de 3,2 e 5,6%, respectivamente. Já para café e seus derivados, como em grãos e solúvel, a variação foi negativa (-3,1%).

 

O volume total exportado em 2022 foi inferior a 2021 em 4,3%, sendo influenciado, principalmente, por quedas bruscas na quantidade comercializada de cafés (-50,3%), mamão (-21,4%), gengibre (-21,1%) e álcool etílico (-23,3). No caso do gengibre, além da redução do volume exportado, também houve forte queda de 35,7% no valor total do comércio dessa especiaria.

 

“As exportações do agronegócio capixaba no ano passado, apesar dos números totais em divisas e em volumes serem mais ou menos estáveis em relação ao ano de 2021, ficarão marcadas queda de mais da metade do volume do comércio do complexo café, que é o arranjo produtivo mais presente nas propriedades rurais do Estado”, afirma o secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli.

 

Em 2022, os preços internacionais dos cafés e derivados foram superiores em quase 95% em relação a 2021. “Com uma safra menor no ano passado e preços elevados no mercado exterior, as exportações de conilon se reduziram muito e esse produto tipicamente capixaba foi direcionado em grande quantidade para o mercado interno. No caso do café arábica, a produção capixaba historicamente abastece o Oriente Médio, com a bebida do tipo Rio, mas os preços estavam altos demais para os países dessa região, fato que contribui para a redução do volume exportado”, explica Bergoli.

 

Mesmo com todas essas oscilações de preços e de volumes comercializados no exterior, o Espírito Santo foi o estado brasileiro maior exportador de pimenta do reino, mamão e gengibre, além de terceiro colocado na comercialização do complexo cafeeiro, envolvendo café cru em grãos, solúvel e torrado/moído.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Cachaça de Domingos Martins conquista cinco medalhas e leva o nome do Espírito Santo ao cenário nacional

Agricultura

Queijo de Marechal Floriano que conquistou ‘Super Ouro” no Mundial do Queijo do Brasil recebe certificado do Seag

Agricultura

Queijos de Marechal Floriano e Venda Nova conquistam ‘Super Ouro” no Mundial do Queijo do Brasil

Agricultura

Café capixaba chegou a um nível de maturidade que permite enfrentar crises sem perder competitividade

Agricultura

Alfredo Chaves ganha nova cultivar de banana mais produtiva e resistente

Agricultura

Tradição: viticultor Severino Busato recebe visitantes diariamente em São Bento de Urânia

Agricultura

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Agricultura

Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações em 2025