quarta-feira,
10 de setembro de 2025

Cultura

Festa da Cultura Italiana lembra tradições em Araguaia, Marechal

Foto: Ademir Dadalto/Informação: M.C

Shows, muita música, caminhada, comidas e jogos italianos, desfiles e integração de comunidades de origem italiana. Isso tudo e muito mais é o pacote de atrações que será oferecido na Festa da Cultura Italiana de Araguaya, que acontece em agosto, nos dias 04, 05 e 06, na italianíssima Vila de Araguaia, em Marechal Floriano.

 

E além de curtir e valorizar a cultura dos imigrantes italianos, também vai dar para aproveitar as belezas da Região Serrana e curtir as baixas temperaturas proporcionadas desse inverno que anda bem frio.

 

A Festa da Cultura Italiana está em sua décima edição e é organizada pela Associação de Moradores de Araguaia. No evento, toda a vila e os turistas respiram a cultura italiana por meio da gastronomia, da apresentação dos grupos de danças e do contato com as famílias descendentes. Ademir Dadalto, presidente da Associação de Moradores de Araguaia, destaca a importância dessa tradição para a região.

 

“Esse encontro é um resgata cultural e uma forma de manter as tradições italianas vivas em nossa vila. Araguaia é o maior acervo cultural italiano do Espírito e só isso já explica a importância desse evento. Além disso, movimentamos a economia, envolvemos o comércio, as pousadas e toda a cadeira do agroturismo”, diz Ademir Dadalto.

 

Tradição e movimentação

 

Foto: Rael Sérgio

Para a secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Goretti Pereira Pinto, a Festa da Cultura Italiana é fundamental para movimentar a economia do município, fortalecendo o agroturismo, a rede hoteleira e pequenos empreendimentos.

 

“As festas são uma forma de manter as tradições do nosso município, fundamental para a nossa identidade cultural. Além disso, elas movimentam a nossa economia, gerando renda para os pequenos empreendimentos. A Prefeitura dá suporte para as festas por saber a importância delas para o município. As comunidades se organizam e nós damos suporte da divulgação à realização do evento”, disse a secretária.

 

Confira as atrações previstas na programação da X Festa da Cultura Italiana:

 

Sexta-feira – 04/08/2017

18h00 – Abertura Oficial 
18h20 – Show Pirotécnico
18h30 – Desfile Bambini de Araguaya com Adriana Vinand ao Violino
20h30 – Show italiano Dupla Gioco di Mora 
22h30 – Show com a Banda Badalação 

Sábado – 05/08/2017

07h – Saída do ônibus de Araguaya com caminhantes para a "Picada do Nonno"
08h – Saída da "Picada do Nonno" de São Marcos (Alfredo Chaves)
11h – Abertura das barradas de bebidas e alimentação
11h- Chegada e recepção dos Caminhantes com Moda de Viola (Bráulio e seus Amigos)
12h – Torneio adulto e infantil de Bola de Pau 
14h – Início do Torneio de “cinquilho” 
15h – Inicio do torneio de “tressete” 
16h30 – Show italiano com Mirano Schuler
18h30 – Apresentação do Grupo Infantil Piccinini dei Monti
19h – Apresentação do Grupo Folclórico Piccoli Granelli 
20h – Apresentação do Grupo Piccolo Pavone (Vila Pavão)
20h 30 –Show com a Banda Italiana Gioco di Mora 
23h – Show com a Banda Italiana Brasitalia

Domingo – 06/08/2017

10h – Missa em Italiano na Igreja de São Miguel Arcanjo, com a participação do Coral Píu Bello
11h – Abertura das barracas de bebidas e alimentação
11h – Abertura da área do Churrascão
11h30 – Gruppo do Circulo Trentino di Santa Teresa
11h45 – Apresentação da Cia de balé Nice Rodrigues
12h – Show italiano com Luciano Dicarlo
12h – Torneio adulto e infantil de Bola de Pau (bocha)
14h – Apresentação do Grupo Piccolo Pavone (Vila Pavão)
14h30 – Desfile das Escolas de Araguaya homenageando os Italianos
15h – Desfile famílias italianas
15h30 – Show da Banda Mania sertaneja 
18h – Encerramento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Projeto em Marechal Floriano: “EM BUSCA DE TALENTOS” — Ajuda Autores a Publicar Obras

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana