quarta-feira,
19 de março de 2025

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

“Livro, de 156 páginas, destaca os costumes e hábitos de seus moradores, além de narrar, em forma de poesias e mensagens, a trajetória dos descendentes e imigrantes italianos que ali se estabeleceram”.

Redação

A professora e escritora alfredense Maria José da Silva Passos Meneghel, de 72 anos, realizou um grande sonho: publicar seu primeiro livro. Intitulada Um pouco da história de Santo Antônio da Cachoeirinha – mensagens, orações e poesias, a obra retrata a história da comunidade onde vive, no interior de Alfredo Chaves. O livro, de 156 páginas, destaca os costumes e hábitos de seus moradores, além de narrar, em forma de poesias e mensagens, a trajetória dos descendentes e imigrantes italianos que ali se estabeleceram.

Com uma escrita sensível e envolvente, Maria José reuniu memórias e registros que valorizam a cultura e tradições locais, proporcionando aos leitores um mergulho na identidade histórica de Santo Antônio da Cachoeirinha, localidade pertencente ao distrito de Ibitirui.

A publicação do livro foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, um incentivo fundamental para a cultura local. O apoio permitiu que a autora compartilhasse suas mensagens e orações com a comunidade e perpetuasse, em palavras, um legado de emoções e recordações.

“Sempre tive o desejo de colocar no papel as lembranças e experiências vividas na minha terra. Agora pude transformar esse sonho em realidade e registrar a história da minha gente de forma poética e emocionante”, destaca Maria José, uma mulher de muita devoção religiosa.

O livro representa um marco para a cultura de Alfredo Chaves, reforçando a importância da preservação das memórias e do reconhecimento do trabalho dos escritores locais.

A obra está disponível para leitura na Biblioteca Municipal, no Centro da cidade e em algumas escolas da rede municipal. Quem também tiver interesse em adquirir um exemplar basta procurar a papelaria Ponto Útil, próxima ao prédio administrativo da Prefeitura, no Centro. O valor de cada exemplar é R$ 50,00.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Uma resposta

  1. Ter a habilidade de escrever é uma dádiva incrível; fico sempre extremamente contente ao descobrir a presença de um autor ou autora. Parabéns, minha querida. Agora que começou, acredito, que logo teremos mais obras. Sucesso 👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana

Cultura

Projeto declara Festa da Polenta patrimônio em Venda Nova

Cultura

Academia Florianense de História, Artes e Letras realiza encontro entre acadêmicos