O Governado do Estado, por meio do Banestes, está oferecendo às prefeituras do Estado linhas de crédito de apoio ao desenvolvimento dos municípios. A finalidade é contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, além da melhoria da qualidade de vida da população capixaba. Os financiamentos foram divulgados nesta quarta-feira (20), no Palácio Anchieta, em Vitória, durante reunião com prefeitos.
Os financiamentos do Banestes são para atender demandas por investimentos em habitações populares, serviços básicos, infraestrutura, além da aquisição de máquinas e equipamentos. Os prazos variam de acordo com o projeto apresentado pela prefeitura, podendo chegar a 120 meses (moradia e infraestrutura). O Banco financiará até R$ 3 milhões por município, respeitando a capacidade de endividamento e pagamento da administração municipal.
“As linhas de crédito disponibilizadas pelo Banestes representam uma ação do nosso Governo para aproximar ainda mais o banco dos municípios. Além disso, os recursos serão importantes para ampliação da política de habitação e modernização da infraestrutura de cidades capixabas”, ponderou Hartung.
“Estamos dando mais um passo na trajetória de mais de 70 anos do Banestes. Nosso objetivo hoje é estar mais presente no financiamento de projetos dos municípios. Estamos ativando três linhas de crédito nas áreas de habitação, infraestrutura urbana e social e aquisição de equipamentos. Iremos trabalhar com recursos da caderneta de poupança e repasses do BNDES”, assinalou.
O acesso ao financiamento para construção de habitações populares será iniciado com a apresentação do projeto pela prefeitura, contemplando um empreendimento horizontal (casas). Para financiar obras de investimento em infraestrutura, a prefeitura poderá apresentar projetos de saneamento básico, pavimentação, calçamento de vias públicas, obras associadas de drenagem pluvial, entre outras.
E para aquisições de máquinas e equipamentos novos, poderão ser financiados bens de informática, máquinas rodoviárias e para pavimentação, ônibus, caminhões, carrocerias, ambulâncias e equipamentos hospitalares.