quarta-feira,
10 de setembro de 2025

Cultura

Grupo de dança de Domingos Martins que sofreu grave acidente na BR 101 faz reestreia com roupas típicas emprestadas

Fotos: Divulgação e informação da Folha Vitória

Dois meses após acidente envolvendo o Grupo de Danças Bergfreunde de Domingos Martins, na BR 101, em Mimoso do Sul, dançarinos que sobreviveram e que não estavam na viagem se preparam para fazer a primeira apresentação do grupo após a tragédia. Como os trajes e uniformes foram perdidos no acidente, os integrantes vão se apresentar com roupas típicas emprestadas por Hilda Braun no próximo dia 18, na 29ª Schützenfest em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

 

Segundo a coordenadora do grupo Folclórico, Natalia Herbst, a viagem para Santa Catarina estava prevista na temporada, com as passagem compradas desde junho, mas como o material do grupo foi perdido, a apresentação só será possível por conta do apoio de ex-integrantes e parceiros. "Nós vamos com sete componentes e vamos usar roupas típicas e uniformes emprestados. Lá em Jaraguá do Sul, vamos contar com o apoio Neue Heimat Trachtengruppe, um grupo folclórico local que vai nos ceder alguns dançarinos", explica.

 

Um dos integrantes do Neue Heimat Trachtengruppe de Jaraguá do Sul, Heliomar do Valle Schwambach destaca que também é ex-integrante do grupo de danças de Domingos Martins e que será um prazer recebe-los em Santa Catarina. " Vamos completar o grupo, a princípio, com três dançarinos, já que eles vêm com cinco meninas e dois meninos. É sempre um grande prazer quando posso estar em contato com o grupo. Sou do grupo que iniciou os trabalhos em 1984, tive o privilégio de fazer parte da coordenação de danças do primeiro ano", disse.

 

O grupo de danças de Domingos Martins vai aos poucos retomando as atividades, segundo a coordenadora. "Retomamos os ensaios no último dia 29 e a intensão é fazer uma apresentação na Sommerfest, principal festa alemã de Domingos Martins, que acontece no início do ano. Para a confecção dos novos trajes, vamos contar o apoio o Instituto Sincades. Já enviamos o projeto e o orçamento para avaliação do Instituto" , informou.

 

Além disso, os integrantes do grupo, amigos e familiares vão trabalhar em estande beneficente na Vila do papai Noel, durante o XXI Brilho de Natal de Domingos Martins, em um espaço cedido pela Secretaria de Cultura e Turismo, onde serão vendidos bottons, canecas, camisetas, chapéus entre outros objetos para arrecadar recursos para a reestruturação do Bergfreunde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Projeto em Marechal Floriano: “EM BUSCA DE TALENTOS” — Ajuda Autores a Publicar Obras

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana