segunda-feira,
30 de junho de 2025

Geral

História dos imigrantes em Marechal Floriano retratada em projeto da EMEF Jácomo Borgo, em Araguaia

Uma deliciosa festa, com direito a apresentação cultural, exposição de fotos, dança, música, poesia e, acima de tudo muito aprendizado , marcou o encerramento do Projeto “Os Imigrantes no Município: Resgatando e Aprendendo”, desenvolvido pela Escola Jácomo Borgo, em Araguaia, Marechal Floriano.

Com o objetivo de trabalhar o conteúdo proposto pela Organização Curricular do 4º Ano, que trata da história do município – da fundação aos dias atuais, a professora Maria de Lourdes Cardoso Borgo, que leciona na EMEF Jácomo Borgo, elaborou o projeto.  Mas o que era para ser somente para uma turma da escola, acabou se estendendo para todas as turmas matutinas do colégio.  O conteúdo foi desenvolvido durante todo o trimestre, e a ação foi interdisciplinar.

Para começar, a professora fez uma pesquisa e passou para os alunos informações sobre os primeiros imigrantes do município: italianos e alemães. “A nossa intenção é conhecer o nosso município, fortalecer a identidade do nosso povo e a diversidade cultural existente aqui. Além disso, temos o objetivo de promover o desenvolvimento social e o acesso a outras culturas existentes, bem como a outras ações educativas, artísticas e lúdicas, visando a construção da cidadania e a socialização de novos conhecimentos”, ressaltou a professora.

Alguns pontos básicos foram trabalhados com os alunos durante o trimestre, como a história do município, os grupos de imigrantes, a história da emancipação de Marechal Floriano, a localização, os limites, a população (IBGE), os principais pontos turísticos, as atividades culturais (dança, música, vestuário, culinária) e entretenimento.

A turma do 4º Ano visitou o Centro Cultural Ezequiel Ronchi, em Araguaia, e outros patrimônios da vila italiana. A estudante de Italiano Izabela Boldrini fez palestra sobre a colonização e a imigração italiana no município, e a jornalista Ana Paula Mill falou sobre a chegada dos colonizadores e imigrantes alemães à região de Santa Maria de Marechal. Também foram realizadas várias rodas de conversas com os alunos.

Para finalizar todo o projeto, a escola organizou uma bela festa, com a participação de todos os alunos, tendo como convidado especial o Grupo de Danças Italianas Picolli Granelli, de Araguaia. Foi montada uma exposição de fotos antigas de Araguaia (italianos) e de Santa Maria de Marechal (alemães), documentos de imigrantes, apresentações culturais e comidas típicas das duas culturas.

A turma do 3º ano da escola, da professora Vanilda, também trabalhou a história do município. Os alunos apresentaram a coreografia da música italiana “La Bella Polenta”. A turma do 4º Ano, da professora Lourdinha, formou um coral, que apresentou a canção italiana “Mérica-Mérica”.

O 5º Ano, da professora Silvânia, realizou uma atividade desenvolvendo textos em cordel. Todos os textos foram apresentados pelos alunos durante a festa.  A professora Ivânia, que trabalha com a disciplina Artes, desenvolveu o trabalho de dança e música, bem como os desenhos, com os alunos das três turmas.

O resultado foi tão bom, que as turmas receberam o convite para repetirem a apresentação no Encontro da Cultura Italiana, que acontece no primeiro final de semana de agosto, em Araguaia.

Pais, familiares dos alunos da escola, ex-alunos e moradores de Araguaia, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram do evento, que durou toda a manhã de sexta-feira, dia 03. As crianças dançaram e se divertiram muito ao som das músicas italianas e alemãs, que foram colocadas durante a festa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262

Geral

Excesso de velocidade nas rodovias federais ultrapassa 230 mil flagrantes nos cinco primeiros meses de 2025

Geral

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Geral

Famílias realizam o sonho da casa própria com entrega de moradias populares em Presidente Kennedy