Uma deliciosa festa, com direito a apresentação cultural, exposição de fotos, dança, música, poesia e, acima de tudo muito aprendizado , marcou o encerramento do Projeto “Os Imigrantes no Município: Resgatando e Aprendendo”, desenvolvido pela Escola Jácomo Borgo, em Araguaia, Marechal Floriano.
Com o objetivo de trabalhar o conteúdo proposto pela Organização Curricular do 4º Ano, que trata da história do município – da fundação aos dias atuais, a professora Maria de Lourdes Cardoso Borgo, que leciona na EMEF Jácomo Borgo, elaborou o projeto. Mas o que era para ser somente para uma turma da escola, acabou se estendendo para todas as turmas matutinas do colégio. O conteúdo foi desenvolvido durante todo o trimestre, e a ação foi interdisciplinar.
Para começar, a professora fez uma pesquisa e passou para os alunos informações sobre os primeiros imigrantes do município: italianos e alemães. “A nossa intenção é conhecer o nosso município, fortalecer a identidade do nosso povo e a diversidade cultural existente aqui. Além disso, temos o objetivo de promover o desenvolvimento social e o acesso a outras culturas existentes, bem como a outras ações educativas, artísticas e lúdicas, visando a construção da cidadania e a socialização de novos conhecimentos”, ressaltou a professora.
Alguns pontos básicos foram trabalhados com os alunos durante o trimestre, como a história do município, os grupos de imigrantes, a história da emancipação de Marechal Floriano, a localização, os limites, a população (IBGE), os principais pontos turísticos, as atividades culturais (dança, música, vestuário, culinária) e entretenimento.
A turma do 4º Ano visitou o Centro Cultural Ezequiel Ronchi, em Araguaia, e outros patrimônios da vila italiana. A estudante de Italiano Izabela Boldrini fez palestra sobre a colonização e a imigração italiana no município, e a jornalista Ana Paula Mill falou sobre a chegada dos colonizadores e imigrantes alemães à região de Santa Maria de Marechal. Também foram realizadas várias rodas de conversas com os alunos.
Para finalizar todo o projeto, a escola organizou uma bela festa, com a participação de todos os alunos, tendo como convidado especial o Grupo de Danças Italianas Picolli Granelli, de Araguaia. Foi montada uma exposição de fotos antigas de Araguaia (italianos) e de Santa Maria de Marechal (alemães), documentos de imigrantes, apresentações culturais e comidas típicas das duas culturas.
A turma do 3º ano da escola, da professora Vanilda, também trabalhou a história do município. Os alunos apresentaram a coreografia da música italiana “La Bella Polenta”. A turma do 4º Ano, da professora Lourdinha, formou um coral, que apresentou a canção italiana “Mérica-Mérica”.
O 5º Ano, da professora Silvânia, realizou uma atividade desenvolvendo textos em cordel. Todos os textos foram apresentados pelos alunos durante a festa. A professora Ivânia, que trabalha com a disciplina Artes, desenvolveu o trabalho de dança e música, bem como os desenhos, com os alunos das três turmas.
O resultado foi tão bom, que as turmas receberam o convite para repetirem a apresentação no Encontro da Cultura Italiana, que acontece no primeiro final de semana de agosto, em Araguaia.
Pais, familiares dos alunos da escola, ex-alunos e moradores de Araguaia, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram do evento, que durou toda a manhã de sexta-feira, dia 03. As crianças dançaram e se divertiram muito ao som das músicas italianas e alemãs, que foram colocadas durante a festa.